A Horta Municipal está passando por uma restauração e, em breve, será ampliada pela Prefeitura de Senador Canedo. A expansão será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Combate à Fome (Sendarf) e contará com apoio do Ministério Público.

Atualmente, a estufa da horta produz mudas que são plantadas em solo, legumes e vegetais que são distribuídos para 180 famílias do município. Com a reestruturação e expansão, o projeto da horta poderá ser levado à comunidade e às escolas, por meio da Secretaria de Educação (Semecel).

“Pretendemos fazer parceria com o presidio do município para dar assistência e implementar o projeto para conseguir atender muito mais famílias da nossa cidade”, destacou o titular da Sendarf, Magno Silvestre.

Nesta quarta-feira (10), o secretário se reuniu com a promotora Marta Loyola para tratar do assunto. A promotora elogiou o trabalho que está sendo realizado na horta municipal e afirmou que pretende firmar parceria buscando recursos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para ajudar na continuidade da ampliação da produção.

“Começamos um trabalho no presídio com os reeducandos, outra área que está recebendo o auxílio da prefeitura para implantação de uma horta nas proximidades do Fórum. Esse projeto permitirá que os presos possam trabalhar e produzir o próprio alimento”, frisou Marta Loyola.

Sobre a expansão do projeto da horta para escolas e Cmeis, a promotora ressaltou a importância da iniciativa para o bem-estar das crianças e de suas famílias. “Com a tecnologia, as crianças não tem contato com o solo e as plantas, a partir do momento que elas cultivarem, vão querer comer e levar o hábito para casa, mudando a cultura familiar, pontou Marta.