A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Semab, começou na última segunda-feira (17), a implantação do Sistema de Cultivo Hidropônico na Horta Municipal.

A Semab está investindo na produção de legumes, verduras e hortaliças para atender a demanda que cresce a cada dia. Atualmente, a produção de verduras atende mais de 180 famílias devidamente cadastradas. Novos projetos estão em processo de finalização para atender os pequenos produtores, dando suporte na implantação desses projetos para alavancar a produção, entre eles está a hidroponia, sistema de cultivo na água.

A hidroponia é uma tecnologia que gera diversos benefícios para a produção, entre eles estão: redução de tempo de cultivo de aproximadamente 20 a 25 dias, menos uso de agrotóxicos, mais geração de economia no uso da água e alimentos de qualidade.

Como o próprio nome sugere, a hidroponia é o sistema de trabalho na água, uma estrutura suspensa que é montada e recebe as plantas que ficam com suas raízes dentro da água passando pelos canos, onde recebem todos os nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento das folhagens.

O cultivo permite que as plantas cresçam limpas, saudáveis e com aparência bonita. Na horta de Senador Canedo o cultivo será de alface, a princípio. A produção será de, em média, três mil pés de alface em um curto espaço de tempo. Por conseguinte, a nova produção vai gerar mais qualidade de vida e produção de alimentos de qualidade, independente de sol ou chuva. Além disso, o produtor trabalha em pé, o que traz mais conforto.

“Estávamos trabalhando desde o ano passado nesse projeto, visitamos produtores que já utilizam o sistema e, em parceria com o Senar-GO, acabamos de ministrar um curso em hidroponia. Além desse, estamos com muitos outros projetos que em breve estaremos divulgando” explicou o secretário de agricultura, Magno Silvestre.

Outra ação que já está em andamento é a expansão da área útil da horta, que também está em processo de mudança de nome, afirmou o diretor da pasta, Wagner Gomes. “Esse ano iremos colocar em ação o que já estamos desenvolvendo, isto é, muitas novidades estão por vir.”

Texto: Clarah Menezes, da editoria de Agricultura e Abastecimento

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.