A partir desta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passa a realizar a vacinação de crianças com idade superior a três anos.

Depois de diversos estudos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi aprovada a aplicação da vacina Coronavac para crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19. A ação tem o objetivo de proteger os pequenos na luta contra a doença.

As vacinas chegaram na última quarta-feira (27), e já foram distribuídas para as unidades básicas para que a campanha pudesse ser iniciada. A dose para crianças continua a mesma já adotada para outras idades. São duas aplicações de 0,5 mL, com o intervalo de 28 dias. Esse método é comum em imunizantes com vírus inativado.

Mãe tomando a dose do imunizante contra a COVID-19.

Essa faixa etária tem dificuldade de usar máscara e agora vive em ambientes nos quais ninguém está usando essa proteção e se expondo a aglomerações.

Os papais e as mamães já começaram a levar os pequenos para tomar a primeira dose da vacina, como no caso de Valdina Lemes, moradora da Vila Bonsucesso, que foi realizar uma consulta e aproveitou o início das vacinas para proteger seu filho Gabriel, de 4 anos. “Eu tinha uma consulta agendada aqui no Centro de Especialidade, fiquei sabendo da vacinação das crianças e passei aqui para vacinar o meu neném. A gente fica um pouco mais aliviado, pois com a liberação das máscaras ficamos mais preocupados e com essa proteção podemos tirar essa preocupação da cabeça.”, relata Valdina

Além da vacinação das crianças, essa semana iniciamos a ampliação da 4 (quarta) dose, ou segundo reforço, para a população maior de 30 anos. Podem se vacinar pessoas desta faixa etária que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses, além de vacinados com o segundo reforço da Janssen (3ª dose) enquadrados nesta faixa etária.

As equipes estão capacitadas e prontas para receber o novo público nos pontos de vacinação, segundo a coordenadora de imunização, Maria Rivonete Rocha , para que a criança possa realizar a proteção é necessário que os pais ou responsáveis apresentem a documentação do pequeno, como: documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Para efetuar a imunização basta verificar os pontos de vacinação que são:

Criança realizando a vacinação de rotina.

Ficando da seguinte forma:
Pessoas acima de 12 anos:

️Segunda a sexta-feira das 08:00 às 20:00 UBS Santa Rosa.

Sexta-feira 08:00 às 17:00 UBS Uirapuru, UBS Galvão, UBS Boa vista, UBS Jd. Canedo 3 e UBS Liberdade.

Sábado e domingo 08:00 às 14:00 : UBS Santa Rosa

Crianças de 3 a 11 anos
Segunda a sexta-feira das 08:00 às 20:00 na UBS Santa Rosa.

Sexta-feira 08:00 às 17:00: UBS Galvão, UBS Estrela do sul e UBS Uirapuru

Sábado e domingo 08:00 às 14:00 : UBS Santa Rosa