Carine Gabrielly Lima tem 16 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio da Polícia Militar Pedro Xavier Teixeira, em Senador Canedo. A garota tem uma grande paixão, os livros. Em 2015, ela calcula que leu 1500 livros, aos 14 anos escreveu a sua primeira obra, usando uma plataforma de compartilhamento literário, Whatpad. São cerca de cinco trabalhos, publicados de maneira virtual, sendo alguns com mais de 230 mil leitores. Até receber o convite para publicação da Editora Autografia, com a narrativa Duologia Bastidores Do Poder-O Magnata.
O evento de lançamento do primeiro livro foi na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, em setembro deste ano. E no dia 20 de novembro, fez um evento na escola onde estuda, junto aos colegas, professores e familiares. Momento qual a autora considera muito especial. “ Foi meu primeiro contato físico com meu colegas, como leitores, até o momento isto era virtual, porque meu trabalho era digital, e naquele momento eu não era só a aluna, mas o foco do evento realizado, e era uma oportunidade de incentivar novos escritores e leitores ”. Escrever para a jovem foi a forma escolhida de relacionar com o mundo. “Sou observadora, muito introspectiva, mais fechada, escrevendo transmito o que eu vejo e como sinto”.
Carine participa além do Whatpad de outras plataformas de literatura e de divulgação de obras literárias. “ No Estado não temos muito clubes de leitores, às vezes me faz falta bibliotecas, e vejo meu trabalho como incentivo para que outros possam encontrar a literatura”. A paixão pelos livros, fez com a jovem melhorasse ainda mais o seu desempenho escolar, e é para ela um grande hobby. Para o futuro, ela pretende atuar no ramo do Direito, porém sabe que as obras literárias a acompanharão. “ Minha rotina é dividida entre a vida de estudante e os livros, às vezes passo noites escrevendo, sempre estou lendo algo, e sei que isto não mudará”.
Apoio familiar e na escola
Filha de três irmãos, a jovem escritora tem o apoio dos pais, a mãe que sempre acompanha nas viagens, afirma a paixão desde a infância da menina pelas letras. “ Ela me dizia que precisava escrever, porque tinha muita informação dentro de si. Quando vi o livro dela, tão lindo, fiquei muito orgulhosa por tudo que ela é”. Na escola, a jovem tem a admiração dos professores e amigos, que a tem como referência. “Cito o exemplo dela para demais alunos, de como a ler é importante, porque ela escreve bem, devido a leitura de bons livros, e isto é um grande diferencial para tudo que ela for fazer ”, cita o diretor da escola, major Tairo Ciloé.
A estudante tem grandes planos para vida de escritora, admiradora da poetisa Clarice Lispector, sabe que há muito para crescer em seu trabalho. “Sei que ao ponto em que me desenvolvo como pessoa, melhoro ainda mais a minha obra, que é acaba sendo um pouco de mim, muito do que sou”. Para o início de 2018, a estudante foi convidada para participar de uma Feira Literária Internacional de Lisboa, em Portugal, um dos maiores eventos da área no mundo. “ É um sonho, que pretendo realizar, não sei como, mas batalharemos”, sorri com esperança a escritora.