Escolas, projetos sociais recebem em diversas ações, diferentes orientações sobre meio ambiente. A ação é realizada em Senador Canedo pela Agência Municipal de Meio Ambiental, em parceria com demais secretarias e instituições, como Secretaria Municipal de Saúde, a empresa de Saneamento Municipal, Sanesc, e da Green Ambiental, terceirizada responsável pelo Aterro Sanitário do município. São atividades educativas sobre meio ambiente, promovida não só para as crianças , mas para população em geral.
Uma das ações é o Projeto Recitroca, que é realizado durante o período das férias escolares. Onde materiais recicláveis são trocados por brinquedos, visando à conscientização da população e proporcionado o reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo. “ A iniciativa percorre todas as regiões, e é uma oportunidade de se ensinar sobre o reuso e o consumo sustentável”, explica Baltazar Fonseca, presidente da AMMA.
Rotina de aprendizado e proteção
Durante o período escolar e rotina dos alunos, de todas as fases, e também de assistidos dos Projetos Sociais, como é o caso dos idosos, assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social. São realizadas gincanas e palestras com abordagem na Educação Ambiental, como por exemplo, o descarte correto do lixo, reciclagem e desperdício de água. “O foco das atividades são as crianças até o 5º ano do ensino fundamental das unidades de ensino do município, porém demais ações são realizadas com outros grupos”, afirma Fonseca.
Patrícia Martins, oceanógrafa e representante da empresa Grenn Ambiental, ressalta a importância da Educação Ambiental, principalmente para aos menores. “As gincanas educativas com as crianças tratam da questão ambiental, e com fácil compreensão para os alunos, com brincadeiras simples e didáticas, que auxiliam na formação do consciente de proteção do meio ambiente”, conclui.
Após as gincanas e palestras abordando temas sobre: o Meio Ambiente, água e resíduos sólidos nas instituições de ensino, as crianças fazem visitas a Estação de Tratamento de Água de Senador Canedo (E.T.A), ao Aterro Sanitário Municipal, no Parque Municipal Boa Vista, nas captações de água, e outros pontos garantindo assim um aprendizado mais aprofundado sobre o assunto.