As notificações sobre os locais quais apresentam problema estão sendo encaminhadas desde o ano passado para a empresa distribuidora e para o Ministério Público.

Para evitar acidentes, a Defesa Civil de Senador Canedo tem reforçado alerta desde julho de 2022, de postes de distribuição de energia que apresentam riscos para a comunidade. Entre os problemas encontrados estão estruturas tortas, com parte metálica expostas, bases totalmente soltas. O risco está em diferentes pontos da cidade e sempre tem sido apresentado para órgãos competentes.

O trabalho tem sido constante, com mapeamento sempre feito e oficializado, como explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adriano Barcelos. “A identificação é no sentido de preservar pessoas, desde o trabalhador que precisa fazer uma manutenção na rede elétrica ou de uma operadora de Internet, mas também na segurança de motoristas e pedestres, e também edificações. Estamos intensificando esse trabalho a pedido do prefeito Fernando Pellozo que sempre se mostra muito preocupado com as questões humanitárias da cidade”, explica. Os relatórios, com pedido de substituição dos postes, são encaminhados para distribuidora de energia elétrica (anteriormente Enel, agora Equatorial), e também apresentados ao Ministério Público.

Entre os principais problemas encontrados foram postes que tiveram algum dano causado por acidentes automobilísticos, que não foram substituídos, mas há também outros que são antigos e apresentam graves comprometimentos em sua estrutura. A Defesa Civil também relaciona locais a partir de denúncias enviadas por moradores.

Texto por Marcela Aires
Fotos por Vitória Carvalho