A Secretaria Municipal de Comunicação – Secom – tem a finalidade de dar transparência e ampla divulgação às ações governamentais à população

Uma entre mais de 450 notícias. Isso mesmo! A Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secom – Secretaria de Comunicação e Eventos, que passou a ser Secretaria em julho de 2021, antes diretoria, tem realizado um complexo trabalho de comunicação na Administração Municipal, assim, esse texto, como tantos outros veiculados pela imprensa, só demonstra o ofício da secretaria e o quão é importante o seu papel.

A Secom de Senador Canedo, hoje, é responsável por coordenar as ações de comunicação governamental, sempre consoantes aos princípios da impessoalidade e publicidade, elencados na Constituição Federal, ou seja, realizada com sobriedade e transparência. Incumbe à comunicação monitorar e integrar as atividades da prefeitura e de suas pastas nas áreas da televisão, rádio, internet, jornalismo, cerimonial e fotografia, logo todo o processo de desenvolvimento é planejado estrategicamente para atender ao público em geral.

A comunicação nos últimos anos mudou bastante, bem como a forma como consumimos conteúdo diariamente, e por aqui não foi diferente. Ao longo do ano foi possível perceber uma mudança de engajamento em nas redes oficiais da Administração. Incialmente as interações eram maiores no Facebook, tanto nos posts quanto nas lives. Hoje, o engajamento no Instagram cresceu exponencialmente, superando o Facebook. Para se ter uma ideia da força e do alcance da página do Instagram da prefeitura e de todas as pastas, o vídeo do Lançamento do Natal Luzes – Canedo volta brilhar, na Praça Criativa Central, rendeu mais de 3.360 curtidas.

No início do ano, com pouco mais de 16 mil seguidores, o perfil da Prefeitura no Instagram já bateu 30 mil seguidores, quase dobrando o público que acompanha as ações da Gestão em menos de 1 ano. No total, a Secom é responsável por administrar 37 redes sociais da Gestão Municipal, com mais de 1.300 postagens.

De saída da Comunicação, o até então secretário de Comunicação e Eventos, Leandro Arantes, reforça o papel das redes sociais para dar transparência aos atos públicos. “Não que se questionar a importância das redes sociais para qualquer gestão. Hoje a internet está presente em quase todos os lares brasileiros e as redes sociais lideram os acessos em todo canto do Brasil. Aqui em Senador Canedo não é diferente. Temos uma população engajada que acompanha, cobra e parabeniza as ações da prefeitura divulgadas nas redes”, explica.

Leandro lembra que muitas ações da prefeitura só chegam ao conhecimento da população através das redes sociais, mas ele também destacou a força da imprensa como veículo de informação, reforçando, ainda, o papel da equipe de comunicação da prefeitura nesse trabalho. “Senador Canedo é muito bem servido de profissionais da imprensa. Acho difícil ter outra cidade no Estado com tamanho engajamento messa área. Muitos profissionais competentes e com história no Município também colaboraram para o sucesso do trabalho na Secretaria de Comunicação. E a disposição e emprenho de toda equipe de comunicação da prefeitura também foi fundamental. Sem dúvida só sinto gratidão por ter trabalhado esse tempo com pessoas tão capacitadas quanto a imprensa de Senador Canedo e de toda Região Metropolitana, é claro”, disse.

Além das redes sociais e da imprensa, o site da prefeitura também foi um grande instrumento de difusão de informação, com crescimento expressivo nesse período (https://senadorcanedo.go.gov.br/). Até o momento foram quase 1 milhão de acessos da população que buscaram informações sobre a Gestão, além da procura por serviços ofertados na página. Entre os destaques de busca no site da prefeitura estão o Projeto Emergencial da Sanesc, que mudará todo o sistema de saneamento com tecnologias de ponta implantadas nas estações de tratamento e, o mais importante, com água em todas as torneiras; O culto ecumênico em comemoração ao aniversário da cidade; a distribuições de cestas de alimento promovida pela equipe social; o projeto cidadania veste bem; a semana nacional de trânsito; e o microrrevestimento asfáltico; entre outras.

De saída da Comunicação com destino à Cultura, o secretário Leandro Arantes lembra que os desafios estão apenas começando. “Pegamos a Gestão com muitas dívidas. Na Comunicação também não foi diferente. Mas o trabalho superou tudo isso. Sei que temos muitos desafios pela frente, mas também temos muita disposição para fazer o melhor. A Comunicação vai continuar avançando e, agora, também vamos deixar nossa contribuição na Cultura de Senador Canedo, visto que nossa cidade é um celeiro de artistas”, conclui.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.