Kallyane Teixeira, de 18 anos, começou a treinar karatê há menos de dois anos através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e já é tricampeã goiana, campeã brasileira e da Copa do Brasil.

A atleta de Senador Canedo, Kallyane Teixeira, de 18 anos, é destaque no ranking estadual de karatê. Ela ficou em primeiro lugar na categoria feminina entre todas as atletas de Goiás.

“Eu soube porque uma pessoa me mandou mensagem parabenizando. Fiquei muito feliz com esse reconhecimento e conquista”, comenta.

E de vitória Kallyane entende muito bem. Ela é tricampeã goiana, campeã brasileira e também já foi campeã da Copa do Brasil na modalidade karatê. Desde 2021, quando ela começou a treinar, a jovem já conquistou 25 medalhas e 2 troféus.

Com pouco menos de dois anos de treino, ela é destaque nacional e é considerada uma promessa na modalidade. “Fui chamada para participar do Campeonato Mundial de Karatê na Itália em 2022 e faço parte da seleção brasileira de Karatê”, comenta.

Além disso, ela também foi convocada para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê no Rio de Janeiro, em maio deste ano. Canedense, Kallyane lembra que começou a treinar após ser convidada pelo professor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Senador Canedo e, desde então, não parou. “Fui levar o meu irmão à aula de karatê, o professor me viu lá sentada e me convidou para fazer a aula também. Fiz, gostei e não parei”, lembra.

Ainda de acordo com ela, o esporte mudou a sua vida. “Quando comecei a treinar eu tinha perdido uma irmã, tinha ansiedade, depressão e um relacionamento ruim com meus pais e família. Eu consegui me aproximar mais dos meus pais e do meu irmão. Algo que, sem dúvidas, para mim, é o principal, pois quando entrei no karatê eu vi meus pais entrando de cabeça comigo e fazendo de tudo para me ajudar a chegar até aqui, independente de vitória ou derrota eles sempre estavam lá para me abraçar e me confortar e, principalmente, cuidar dos meus machucados. Hoje posso dizer que meus pais são meus melhores amigos”, comemora.

Ela ainda agradece o apoio da Prefeitura de Senador Canedo e do prefeito Fernando Pellozo. “A gente tem estrutura para treinar, ótimos professores e ainda materiais. Agradeço ao prefeito Fernando Pellozo por ter investido no esporte da cidade e por acreditar que ele pode mudar vidas”, finaliza.

O professor Walbert Costa, da SEMEL, ressalta a importância do trabalho desenvolvido na secretaria e do esporte. “Quando o atleta vem e o aluno faz os primeiros movimentos a gente já percebe que tem vocação e já começa a fazer um trabalho diferenciado. A Kayllane não foi diferente. Quando ela chegou deu pra perceber que ela tinha capacidade para aprender rápido. Meu papel é de treiná-los e capacitá-los para se destacarem. A Keyllane é uma pérola que temos aqui em Senador Canedo, e a história dela está apenas começando”, ressalta.

Inscrições abertas para diversas modalidades

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) abriu na última segunda-feira (16/01) o período de matrículas para aulas gratuitas em oito modalidades esportivas. São ofertadas centenas de vagas e podem se inscrever pessoas com idade entre 4 e 90 anos. As inscrições ficarão abertas até dia 31 de janeiro, porém as aulas retornam nesta segunda-feira (23/01).

Há vagas para futebol, futsal, kickboxing, karatê, hapkido, atletismo, funcional e jiu-jitsu. As aulas são ofertadas nos períodos matutino, vespertino e noturno em vários polos do município, como na sede da secretaria, localizada no setor Jardim Todos os Santos. No entanto, de acordo com a SEMEL, os alunos são direcionados para o polo mais próximo de sua residência.

A matrícula de novos alunos deve ser feita presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, situada na Rua 01 qd 13b área 03, Jardim Todos os Santos, das 8h às 17h.

“O esporte é fundamental para a cidadania. Por isso, em Senador Canedo estamos sempre investindo em capacitação para nossa gente. Em 2023, temos muitos projetos junto à SEMEL. Os canedenses podem aproveitar”, reforça o prefeito Fernando Pellozo.

A documentação exigida para matrícula é: RG, cópia do comprovante de endereço, cópia dos documentos pessoais do responsável e cartão SUS. Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o setor de matrículas pelo telefone: (62) 99267-7362.

Ao todo, o município oferta 17 modalidades esportivas. Esse é o maior número já ofertado na cidade. Em 2022 Senador Canedo também bateu recorde na quantidade de alunos matriculados na SEMEL: mais de 1 mil.

Texto por Géssica Veloso
Foto por Xande Manso