A obra faz parte do pacote de medidas e melhorias da Sanesc e muda o cenário do saneamento em Senador Canedo

Teve início neste mês, o trabalho de ampliação da Captação do Bonsucesso. O investimento trará um novo cenário ao saneamento de Senador Canedo. As obras fazem parte do Plano de Recuperação da Sanesc, parceria entre a Prefeitura, empresas do ramo imobiliário e Ministério Público.

Estão sendo feitas reestruturações, revitalização e urbanização da represa e substituição de bombas antigas por outras mais modernas e econômicas, trazendo mais eficiência ao sistema. A duplicação da adutora do Bonsucesso para a ETA Lúcio Rosa, aumentará em quase três vezes a produção de água, saindo de 350 m³/h para 900 m³/h.

“O serviço de engenharia vai ampliar a represa, a captação, a largura e a profundidade, gerando mais volume de reserva de água bruta. Serão trocadas duas bombas antigas, por outras três de tecnologias superiores, que consomem menos energia e trabalham com mais eficiência”, destaca o diretor operacional da Sanesc, Arthur Moreira.

Plano de Recuperação da Sanesc

O plano foi confeccionado após uma auditoria completa nos Atestados de Viabilidade Técnico Operacional (AVTO) emitidos pela Sanesc nos últimos anos. A medida foi tomada diante de uma solicitação do Ministério Público de Goiás, ainda durante o período da transição, em 2020.

O pacote de obras prevê diversas ações em vários pontos do sistema de abastecimento da cidade que sofreram nos últimos anos devido à falta d’água durante o período de estiagem. Entre as ações mais importantes do plano estão a ampliação da subestação de energia da Captação do Bonsucesso, a implantação da Estação de Tratamento de Água do Ribeirão Sozinha e a ampliação do recalque do sistema norte de abastecimento.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.