Os estudantes do 5º,7º e 9º ano de duas escolas de Senador Canedo estão participando do Programa Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central do Brasil

O programa Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, que trabalha com educação financeira, com alunos do ensino fundamental. São crianças e pré-adolescentes, que estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre economia, consumo, crédito e outros assuntos relacionados à gestão de finanças.

Inicialmente, duas escolas da rede municipal de ensino participaram das atividades: Escola Municipal Izabel de Matos, na região Central da cidade e a Escola Municipal Clarinda Rodrigues, região do Jardim das Oliveiras. “Fizemos a implantação de forma piloto em duas instituições de ensino, mas já no ano que vem, temos o planejamento para colocar em demais unidades”, destaca a coordenadora do programa em Senador Canedo, Sâmella Santos.

Os alunos com idade entre 10 e 17 anos, têm a oportunidade de aprender conteúdos relacionados a poupança ativa, investimentos, além de trabalhar de forma contextualizada assuntos financeiros diversos, e demais habilidades contextualizadas na Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.

Entre os participantes está o aluno Kauã Chrystian da Silva Cunha, 13 anos, da Escola Municipal Izabel de Matos. Ele vê as aulas de Educação Financeira como uma oportunidade para a vida. “É algo que eu posso contar para meu futuro, em saber quais ações eu posso tomar para enfrentar uma dificuldade caso eu possa ter”, destaca.

Com a temática “Educação Financeira para Multiplicar Sonhos”, os conteúdos do Aprender Valor estimulam os alunos para uma cidadania financeira. Assuntos como planejamento, o ato de poupar e o uso consciente de crédito são passados, principalmente no estímulo do uso correto do “ato de consumo”. Valores como democratização do sistema financeiro, e suas ações, autonomia financeira e sustentabilidade são levados a professores e alunos, tornando assim multiplicadores.

Com a Pandemia, as atividades foram pensadas em um formato híbrido. Aulas e avaliações ocorrem tanto no formato on-line quanto no presencial. Neste último caso, todas as ações sempre foram pensadas de acordo com os protocolos sanitários.

Compartilhar notícia: