Centenas de pacientes tem tido uma nova experiência no cuidado da saúde em Senador Canedo, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, e a Academia de Saúde, tem garantindo cuidados que melhoram qualidade de vida, e também prevenção de doenças. São atendimentos prestados a comunidade, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do município.
Entre as ações, muitas são realizadas pela Academia da Saúde, a estrutura é responsável pelo acompanhamento do público que não só quer mudar o estilo de vida, com práticas esportivas e mudanças nutricionais, como também a oportunidade de muitos pacientes com doenças crônicas em serem atendidos por profissionais que lhe trarão uma qualidade de vida maior, como há casos de assistidos com doenças crônicas (hipertensão, dores articulares, sobrepeso e problemas na coluna).
A equipe multiprofissional, ligada a Secretaria Municipal de Saúde, é composta por fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, entre outros. São cerca de 400 pessoas, por exemplo, que fazem hidroginástica, aulas realizadas em diferentes locais da cidade. Além dos beneficiados pelas atividades dirigidas de Treinamento Funcional, Escola de Postura, Alongamento e Fortalecimento, onde participam a comunidade em geral, e também pacientes com doenças crônicas, dores articulares e pessoas com dores na coluna, com diagnóstico clínico.
Cuidado de perto
O maior objetivo da Academia da Saúde, e também das atividades do NASF, é estar mais próximo no cuidado da saúde do paciente, seja na prevenção de doenças, no cuidado com esta; e em muitos casos na melhoria do quadro clínico de pacientes com quadros crônicos. Dentro destas propostas, as atividades são oferecidas a comunidade, sejam elas encaminhadas pelos médicos clínicos, ou pela comunidade que procuram melhoria em sua qualidade de vida, pedindo a indicação do médico na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
Um dos grupos organizados pelo NASF está a Saúde sem Peso, aberto para comunidade em geral, onde o grupo tem acompanhamento nutricional e psicológicos, além de atividades físicas orientadas, como hidroginástica, caminhada e treino funcional. Desta forma muitos pacientes tem conseguido reverter e controlar o quadro clínico de doenças graves, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e a obesidade.
Outro cuidado também oferecido é o grupo Pensador, destinados para comunidade em geral, para pessoas com qualquer sofrimento psicológico, seja por abalos, luto, e demais agravantes que podem alterar o cotidiano, que são tratados mediante a acompanhamento com terapia em grupo, orientado por um profissional da psicologia.
Para participar
As atividades do NASF e da Academia da Saúde são organizadas para atenderem a comunidade em geral, conforme necessidades específicas, até mesmo pacientes com doenças específicas, como enfermidades graves e autoimunes, como a miastenia gravis (que causa fraqueza muscular). Para participar, é preciso procurar encaminhamento de uma Unidade Básica da Saúde, e entregar junto a documentos pessoais na Academia da Saúde, no Residencial Boa Vista, e no NASF, no Jardim Liberdade.