Durante entrevista, a secretária da Semasc, Simone Assis comentou sobre as ações e projetos da pasta.

A secretária de Assistência Social e Cidadania (Semasc) Simone Assis esteve na noite da última segunda-feira (21), no programa Alô Web para falar dos progressos e desafios enfrentados pela pasta. Trabalho intenso, de muitas realizações e avaliação com dados positivos, tem motivado as equipes que desempenham os serviços em diferentes diretorias dentro da pasta.

Apesar das limitações que a pandemia impôs, as demandas diárias Semasc não param de crescer. Um amplo trabalho em todos os âmbitos da secretaria tem contribuído para atender os anseios que há muito tempo não aconteciam.

Umas das ações considerada marco na história da assistência social no município, foi a aprovação da lei da assistência social. “Foi uma festa quando a lei foi aprovada, é um legado que a gestão deixa para a cidade.” afirmou Simone.

As ações apontam para melhorias, entre elas estão: a ampliação dos benefícios eventuais, como cesta básica, vale gás e kit enxoval para recém nascidos. Além disso, emendas parlamentares que giram em torno de 1 milhão, a implantação do projeto Guarda Mirim em conjunto com a Guarda e a reforma dos prédios que abrigam os programas e serviços da proteção social básica e especial que fazem parte do conjunto de ações desenvolvido pela pasta.

Outro grande investimento por parte do Governo Federal que contribuirá para o crescimento econômico das famílias do município é o Auxílio Brasil, antigo bolsa família que passou a pagar R$ 400 reais para famílias inscritas no Cadastro Único e que se enquadram nos requisitos do programa, o que já corresponde mais de 7 milhões investidos na cidade, o que dá mais segurança financeira, auxiliando famílias de Senador Canedo.

Muitos outros serviços ofertados pela secretaria tem ganhado destaque, um exemplo é o Cidadania Veste Bem que oferece roupas para mulheres vítimas de violência doméstica, a diretoria de políticas e direitos da cidadania, criou uma loja por meio de doações com roupas novas e usadas para que essas mulheres se sintam acolhidas. “Nós pensamos em como essa mulher se sentiria, queremos passar segurança para elas, a loja devolve essa dignidade, por mais que não seja cobrado nada delas, o sentimento de escolher as peças e colocar numa sacola, gera dignidade.” disse Alessia Cristina, diretora de politicas afirmativas e direitos da cidadania.

O ano está apenas está começando, e com ele novos desafios e realizações para a assistência social de Senador Canedo que permanece atenta à importância do resgate da cidadania por meio do trabalho para quem necessitar.

Texto por Clarah Menezes
Fotos por Xande Manso