Gabrielly Vitória, de 14 anos, é uma das mais de 200 alunas com deficiência da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, já conquistou dezenas de medalhas e sonha em integrar a seleção brasileira

Gabrielly Vitória tem uma história e tanto de vida. Apesar da pouca idade, apenas 14 anos, a canedense, com paralisia cerebral, é uma amante de esportes e vem superando seus limites e quebrando paradigmas.

O sonho de iniciar no esporte começou em 2019 por recomendação médica. Isso porque, por conta da deficiência, ela desenvolveu desvio na coluna e a natação foi indicada pelos médicos. Foi aí que Gaby, como é conhecida, começou e nunca mais parou.

“O esporte mudou a minha vida porque eu não gostava de mim por conta da minha deficiência, mas o esporte me ajudou a gostar de mim”, relata.

Desde então, ela já conquistou dezenas medalhas, entre elas, no Meeting Paralímpico no último ano.

Agora, ela concilia os estudos com a vida de atleta na classe S8 (para pessoas com dificuldade no membro superior e inferior) e pretende ir muito mais longe.

“A minha meta é ser atleta da seleção brasileira e representar o meu país. É para isso que eu treino e vou tão longe”, celebra.

Até lá, ela se prepara para as próximas competições que acontecerão em maio deste ano: 1º Jogos Paralímpicos de Goiás e os Jogos Abertos de Goiás.

“A expectativa é bem grande. Eu treino de terça a sexta-feira cerca de duas horas por dia”, relata. Ela ainda complementa dizendo: “Nunca desista de seus sonhos”.

A Prefeitura de Senador Canedo oferta transporte para atletas do paradesporto.

Gabrielly conta ainda que o apoio da Prefeitura de Senador Canedo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é essencial para as conquistas e as realizações de seus sonhos.

“A Prefeitura disponibiliza pra gente um ônibus que nos leva até o Centro de Referência Paralímpico em Goiânia porque lá a gente tem as piscinas adequadas até as nossas serem reformadas. Se não fosse o ônibus, eu ia depender dos meus pais para me levar de transporte coletivo, e isso ia demorar ainda mais”, explica.

De acordo com o secretário da SEMEL, Luciano do Esporte, atualmente duas piscinas do município estão passando por reformas com apoio do Ministério Público após a Prefeitura assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

“Os locais serão usados para os nossos mais de 200 atletas do paradesporto de Senador Canedo, principalmente para quem faz natação. Com isso, nós não vamos precisar levá-los até Goiânia”, detalha. Ainda segundo ele, a expectativa é de que as obras terminem em até 90 dias.

Texto: Géssica Veloso

Foto: Marcos Aurélio