Devido a baixa adesão dos grupos prioritários, a campanha de 2022 foi prorrogada e ampliada, nesta segunda-feira (27).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa sobre a ampliação da oferta do imunizante. A campanha passa a disponibilizar a vacina contra Influenza à toda população não vacinada, a partir de 6 meses de idade.

A Influenza ou gripe é uma doença viral aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Geralmente benigna e autolimitada, pode em alguns casos apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos.

A diretora de Vigilância em Saúde, Flávia Régia, reafirma a importância da vacinação contra a doença “O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas”, afirma.

A campanha passa a disponibilizar a vacina contra Influenza à toda população não vacinada, a partir de 6 meses de idade. foto: Alexandre Manso

A aplicação das vacinas é feita por equipes específicas e para que o procedimento seja realizado há Unidades Básicas de Saúde específicas para realizar a imunização, como a UBS São Sebastião, UBS Santa Rosa, UBS Jardim Canedo Ill, UBS Paraíso, UBS Boa Vista, UBS Galvão, UBS Liberdade e UBS Estrela do Sul.

A ampliação da campanha já está movimentando os pontos de vacinação, a população busca se orientar e proteger contra a doença. Maria Josefa, moradora do bairro Boa Vista, já se vacinou, mas com a ampliação vai colocar a família toda para se imunizar. “Eu já tenho a idade no grupo dos idosos, então já me vacinei, mas agora que eu sei que abriu para todo mundo, vou colocar a família toda para se vacinar, é um cuidado que todos devem ter, a gripe é uma coisa séria.”, relata Maria.

Serviço

Para se vacinar, o cidadão deve residir em Senador Canedo, ter idade superior a 6 meses e buscar uma das unidades que estão realizando as aplicações:


UBS São Sebastião, UBS Santa Rosa, UBS Jardim Canedo Ill, UBS Paraíso, UBS Boa Vista, UBS Galvão, UBS Liberdade e UBS Estrela do Sul.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Alexandre Manso

Compartilhar notícia: