Após anos sem os kits completos, todas as unidades recebem o material para realizar o atendimento da população.

A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a entrega de 25 Kits de Avaliação de Incapacidade Física em Hanseníase, com o objetivo de atender os moradores do município para facilitar o diagnóstico e acompanhamento da doença.

A Hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa ocasionada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae), um bacilo álcool-ácido resistente, fracamente gram-positivo, que acomete a pele, provocando lesões, deformidades e incapacidades físicas.

A Avaliação de Incapacidade Física se dá através de uma inspeção funcional de nervos da face, braços, pernas e uma avaliação sensitiva manual (mãos e pés). Esse processo se dá através de ferramentas específicas, como os monofilamentos, instrumento que possibilita classificar o grau de incapacidade. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica e responsável pela distribuição dos kits, Waldeci Luiz, esse procedimento, além de essencial no diagnóstico, é muito importante durante e após o tratamento.

Para prestar esse atendimento, as equipes vão contar com maleta plástica, fio dental sem sabor, lanterna, pilhas, kit de monofilamento de nylon, caneta hidrográfica para escrita e desenho, escala de Snellen, entre outros.

Os profissionais que receberam os kits já estão prontos para realizar toda assistência à população. Nayara Marques, enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde São João, relata que toda a equipe participou de diversos treinamentos para oferecer o serviço. “Nos últimos meses participamos de algumas capacitações que foram realizadas com toda equipe sobre Hanseníase, agora com esses materiais vamos poder oferecer uma melhor assistência a toda população.” Afirma Nayara.

Para que o cidadão possa realizar a avaliação, basta agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde com os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço. Caso perceba algum sinal, procure atendimento, faça os exames e, em caso de diagnóstico positivo, comece os tratamentos necessários.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho

Compartilhar notícia: