Senador Canedo, uma jovem promissora cidade

A cidade, que hoje abriga atualmente mais de 120 mil habitantes, tem em sua história a atividade rural, logo transformada com a chegada da Rede Ferroviária Federal S/A, na década de 30/40. As linhas férreas foram o primeiro grande marco que fez do município um potencial econômico e social no Estado. A localização privilegiada, com acesso aos principais Centros de Distribuição de passageiros, cargas e comércio, fez a cidade ser um atrativo. Com a emancipação política em 1989, logo a cidade iniciou processo de tornar-se uma importante loco metropolitano. Próxima a Goiânia, Senador Canedo abriga o maior Pólo Petroquímico da Região Centro-Oeste, importantes Distritos Industriais, tem amplo crescimento imobiliário e recebe planejamentos para obras de grande impacto na infraestrutura urbana, com bom índice de qualidade de vida e geração de riquezas.
A cidade que tem 248,291 Km², tem em sua estrutura uma malha urbana diferenciada. São três regiões que cresceram de formas distintas, porém que se agregam e forma hoje um importante foco de desenvolvimento, não só populacional, mas que dá a Senador Canedo a estrutura metropolitana. Interligadas, a região do Jardim das Oliveiras, Central e da Vila Galvão, é formada por mais de cem bairros e residenciais, onde vivem aproximadamente, 40 mil famílias. Muitas destas que vieram de outros estados brasileiros, em busca de emprego e uma melhor qualidade de vida, moradores que deixaram estados como Bahia, Maranhão, Ceará, Tocantins, São Paulo e outras cidades de Goiás para morar e trabalhar no município.

Emancipação e crescimento
As principais mudanças na economia de Senador Canedo, inicialmente em 1930 foi chegada da ferrovia. A Estação, do antigo povoado Esplanada, formado por famílias, nas antigas terras do senador Antônio Amaro Senador Canedo, logo tornaram-se a próspera Senador Canedo. O crescimento político e as necessidades da comunidade mobilizaram a Constituinte Municipal, em 1988. Em janeiro de 1989, a cidade teve sua primeira eleição, onde Divino Lemes assumiu como primeiro prefeito.

Após emancipação política, a cidade experimentou o início do amplo desenvolvimento de infraestrutura urbana, com surgimento de escolas, unidades de saúde, praças, ruas e avenidas, formação de grandes residenciais, criação da Companhia Municipal de Saneamento e principalmente surgimento dos Pólos Industriais. A boa localização da cidade, foi um grande atrativo para formação Pólo Petroquímico, a instalação da subsidiária da Petrobrás, Transpetro, fez com que a cidade tornasse uma das maiores em arrecadação de ICMS e a quinta mais competitiva, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás.

Desenvolvimento Constante

A partir da década de 90, Senador Canedo inicia um amplo processo de crescimento populacional, e também de radical transformação econômica. A cidade viu os números de habitantes dobrar em menos de dez anos desde a sua emancipação política. Os efeitos foram sentidos na paisagem urbana, que com crescimento imobiliário ganhou uma nova estrutura, tão próspera como a região metropolitana qual agrega.  Ruas e avenidas, residenciais e investimentos que fazem do município um atrativo, deixando apenas de ser uma cidade dormitório para ser umas das mais competitivas economicamente de Goiás.

Entre os grandes investimentos previstos para cidade que se transforma está o novo traçado da BR-153, que passará pela cidade, trazendo novas possibilidades econômicas para cidade, que passa pela conclusão da sua rede de tratamento de esgoto, que fará com que o município desenvolva ainda mais sua estrutura urbana, como a implantação de novas indústrias, comércios e novos empreendimentos imobiliários. Estão sendo implantados na cidade projetos de condomínios de alto padrão, demonstrando o conjunto de diferentes possibilidades que congrega ao desenvolvimento experimentado por Senador Canedo.

Em 2016, Senador Canedo foi considerada  4ª cidade pequena mais desenvolvida do Brasil, em pesquisa realizada pela Urban Systems, que compõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, a avaliação foi feita com 13 indicadores econômicos. A cidade chegou em 4º com dados como taxa de analfabetismo de 6,5% e uma estimativa de vida de 74,59 anos.

Dados
Senador Canedo – município pertencente à região metropolitana de Goiânia

Mesorregião: Centro Goiano

Microrregião: Goiânia

Latitude (S): 16° 42’29’’

Longitude (W): 49°05’35’’

Altitude: 801 metros

Distância da Capital Federal: 206 Km

Área: 248,291 Km²

Densidade Demográfica (hab/m²): 404,23 hab/km²

Número de Habitantes: 102.947 / Estimativa IBGE 2016

Emancipação: 9 de janeiro de 1988 / Votação para emancipação

1º de junho de 1989 ( Posse 1º legisladores e administradores municipais)

Limites intermunicipais: Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Leopoldo de Bulhões.

Distritos Industriais: Distrito Agroindustrial de Senador Canedo / Polo Confeccionista

Distrito Industrial Nova Canaã/ Distrito Industrial Monte Horebe/ Distrito Industrial Santa Edwiges