O festival este ano traz como tema: “O Cinema pela Igualdade Racial e a Valorização da Mulher”.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza às 19h desta quinta-feira (06), o Curta Canedo 2022, que é um Festival de Cinema do município. O Festival de Cinema de Senador Canedo nasceu da necessidade de democratizar o acesso das obras audiovisuais goiano e brasileiro.

O objetivo do Curta Canedo é promover reflexão sobre os conteúdos audiovisuais de curta-metragem (em especial a produção local) e aproximar a população do cinema independente.

O festival aborda o lema “O Cinema pela Igualdade Racial e a Valorização da Mulher”, além disso, destaca-se em sempre promover um festival que enaltece a diversidade e é um dos maiores Festivais de Cinema do Estado de Goiás.

O Curta Canedo começou em 2016 e desde então, entrou para o circuito permanente de festivais de cinema do estado de Goiás e do Brasil. Este festival é produzido por Carmelita Gomes, produtora cultural com mais de 30 anos de experiência na produção de eventos, festivais e cursos na área cultural. A coordenação é realizada por Talita Atahalpa, produtora cultural e produtora executiva do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo, o Curta Canedinho.

As inscrições para os filmes iniciaram-se no dia 03 de Agosto e finalizaram no dia 23 de Agosto também. Em 20 dias, mais de 500 filmes foram inscritos e inicia-se hoje a fase de curadoria. Foram 7 categorias para a final, sendo elas: Mostra Curta Brasil (12 filmes selecionados para a final); Mostra Curta Goiás (com 13 filmes selecionados); Mostra Curta Mulheres (com 15 filmes); Mostra Curta Negritude (com 14 filmes); Mostra Curta Macabra (11 filmes); Mostra Curta Animação (15 filmes) e Mostra Curta a Cidade (com 4 filmes para a final e 4 filmes convidados, ou seja, não competitivos).

Além disso, o Curta Canedo realizou no turno noturno, dos dia 3 a 5 de Outubro, oficinas gratuitas à toda comunidade, na Escola Municipal Senador Canedo e no dia 07, a última oficina será realizada na Praça Criativa Central de Senador Canedo.

O QUE: 6º Festival de Cinema
Curta Canedo
ONDE: Praça Criativa Central de Senador Canedo
HORÁRIO: A partir das 19h
DIA: Solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira (06).

Texto por Máxia Lidyan
Fotos por Nathalia Lisboa