O auditório do Paço Municipal de Senador Canedo se transformou, nos dias 20 e 21 de agosto, em um espaço de aprendizado e diálogo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Goiás. O evento “Formação e Ação para o Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente” reuniu conselheiros tutelares e de direitos, gestores, profissionais da rede de proteção e adolescentes de 35 municípios das regiões Centro-Sul e Pireneus.

A ação foi realizada pelo Goiás Social e teve como objetivo principal capacitar os profissionais que trabalham na proteção de crianças e adolescentes, oferecendo ferramentas práticas, fortalecendo a união da rede e ampliando a participação da sociedade. Totalmente gratuito e aberto a conselheiros, profissionais da rede, adolescentes, pais e responsáveis, o encontro reuniu representantes de cidades como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis, Hidrolândia e, claro, Senador Canedo, fortalecendo a união regional em defesa dos direitos da infância e adolescência.

No primeiro dia, o destaque foi o painel sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), conduzido por Renilton Borges Santana e Thiago Rodrigues Figueiredo, presidente da ACETEGO. A proposta foi orientar gestores e profissionais sobre o uso da plataforma para monitoramento de casos e integração de dados entre saúde, educação e assistência social. Ao mesmo tempo, uma roda de conversa foi realizada em busca de oferecer debates sobre paz nas escolas, mediação de conflitos, desafios dos Conselhos Tutelares de Direitos, além da importância da atuação conjunta entre os órgãos da rede de proteção.

No segundo dia, os debates se voltaram para o financiamento e a participação social. Especialistas como Cristiano Pase e Cleydson Marques dos Santos, presidente do CMDCA de Caldas Novas, apresentaram estratégias de fortalecimento dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), destacando formas de captação de recursos e gestão transparente. Outro tema em evidência foi o fortalecimento e implementação dos Comitês de Participação de Adolescentes (CPAs), com foco no protagonismo juvenil e na criação de espaços efetivos de escuta e decisão.

“Quero agradecer muito ao Governo de Goiás por essa capacitação, que tem sido uma prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão. A gente sabe que, na correria do dia a dia, às vezes acabamos esquecendo de algumas normas e orientações, e esse momento de formação é fundamental para fortalecer a atuação dos conselheiros na defesa das nossas crianças e adolescentes”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Assis.

A parceria com o Governo de Goiás tem feito a diferença no dia a dia do nosso município. É com esse trabalho em conjunto que a gente garante mais oportunidades, cuidado e proteção para crianças, adolescentes e famílias de Senador Canedo.

Texto – Tayná Luli
Foto – Lucieni Soares

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: