Para além dos investimentos estruturais, o grande destaque do ano foi o fortalecimento da qualidade do ensino ofertado aos estudantes da rede municipal. Ao longo do ano, mais de 25 mil estudantes foram atendidos, com a entrega de kits escolares, uniformes, materiais didáticos complementares e kits de livros literários, contribuindo para a equidade no acesso aos recursos educacionais e melhores condições para as aprendizagens.

Na Educação de Jovens e Adultos, o projeto MOV-EJA – Mesa Farta, Desperdício Zero promoveu oficinas e atividades práticas voltadas ao reaproveitamento de alimentos, articulando educação, sustentabilidade e cidadania, e fortalecendo o vínculo entre escola e realidade dos estudantes.

A formação continuada dos profissionais da educação foi intensificada e se consolidou como eixo central das ações em 2025. Entre janeiro e novembro, foram realizados mais de 50 encontros formativos, reunindo equipes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, Educação Inclusiva, técnicos-administrativos e gestores escolares. Mais de 4 mil servidores participaram das formações, que abordaram temas fundamentais para o aprimoramento das práticas pedagógicas, como bullying, primeiros socorros, neurociência, musicalização, mediação de conflitos, paradesporto, avaliações externas, letramento e alfabetização, fortalecendo a atuação dos educadores e a qualidade do ensino nas instituições.

Alunos da EJA realizaram o projeto Mesa Farta, reaproveitando alimentos com educação e sustentabilidade.

As unidades escolares também avançaram no campo da inovação pedagógica, com a implantação dos Laboratórios Merkel e Start de Robótica nas escolas E.M. Abdon Ferreira, E.M. Luzia Maria, E.M. Maria Faleiro, E.M. João Pereira, E.M. Vovó Dulve, E.M. José Botelho, E.M. André Luiz e E.M. Senador Canedo. A Escola de Governo capacitou mais de 40 docentes para atuação nessas áreas, ampliando o uso pedagógico das tecnologias educacionais. A implantação do Laboratório Start, em parceria com o Estado e o Governo Federal, proporcionou experiências de aprendizagem inovadoras, interativas e alinhadas às competências do século XXI.

Um marco importante de 2025 foi o início da Escola em Tempo Integral no Ensino Fundamental, implantada na Escola Municipal Espírita André Luiz, ampliando tempos, espaços e oportunidades educativas. Esse compromisso com a educação integral também se refletiu na ampla reforma da Escola Municipal José Botelho, que recebeu cinco novas salas de aula e já se prepara para ampliar o atendimento em tempo integral a partir de 2026.

Mais de 3 mil servidores da educação passaram por formação ao longo deste ano.

No campo da infraestrutura, 2025 foi marcado por avanços significativos. A Prefeitura inaugurou a Escola Municipal Professora Juliana Alves dos Santos, no Residencial Prado, com capacidade para atender 650 alunos, oferecendo salas climatizadas, espaços de convivência e ambientes acessíveis, garantindo melhores condições para o processo de ensino e aprendizagem. A obra da Escola do Residencial São Francisco, que estava paralisada há anos, foi retomada e segue em ritmo acelerado, com previsão de entrega para 2026.

Os investimentos em infraestrutura se estenderam a outras unidades. A Secretaria Municipal de Educação iniciou a reestruturação de um espaço provisório para acolher os estudantes da Escola Municipal Nilson Gomes, que passará por ampla reforma, com a construção de uma nova unidade escolar no mesmo local. Ao longo de 2025, o CMEI Vovó Bia passou por importantes reformas, enquanto as Escolas Municipais Antônio Evaristo e Aracy Amaral iniciaram, em novembro, os preparativos técnicos e administrativos para a execução das obras de reforma.

Como parte da estratégia de ampliação do atendimento na Educação Infantil, foram construídas quatro salas de aula no CMEI Padre José e duas salas de aula no CMEI Sinhazinha, possibilitando a abertura de novas vagas e a ampliação das matrículas para o próximo ano letivo, fortalecendo o acesso das crianças a ambientes adequados, seguros e acolhedores.

A Escola Municipal José Botelho passou por ampla reforma e ganhará mais salas para expandir o ensino em tempo integral a partir de 2026.

As avaliações externas marcaram um momento histórico para a educação de Senador Canedo, resultado do forte engajamento de toda a rede municipal na mobilização e acompanhamento da participação dos estudantes. No SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, os alunos do 5º e 9º anos alcançaram 92,9% de presença. Já no SAEGO ALFA – Avaliação do Sistema Educacional de Goiás, os estudantes do 2º e 5º anos registraram 96,25% de participação. Esses índices expressivos evidenciam o comprometimento das equipes escolares, da gestão e das famílias, além de refletirem o fortalecimento das práticas pedagógicas e o avanço da qualidade educacional no município.

Ao encerrar 2025, a Educação de Senador Canedo reafirma que cada conquista é fruto de um trabalho construído a muitas mãos, com diálogo, responsabilidade e amor pela educação pública. Professores, gestores, servidores, estudantes e famílias caminharam juntos para transformar desafios em oportunidades e sonhos em ações concretas. Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma educação cada vez mais humana, inclusiva e transformadora, que reconhece o potencial de cada estudante e acredita que é pela educação que se constrói um futuro mais justo, solidário e cheio de possibilidades para toda a comunidade.

Texto: Jean Costa
Fotos: Millena medrado e Lucieni Soares e Victor Rodrigues

Secretaria de Comunicação e Eventos

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