Ação, que atende orientação do prefeito Fernando Pellozo, tem a finalidade de reforçar cultura de paz e impedir possíveis atos de _violência

Diante do atual momento vivido em todo o país, o Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, se reuniu com as forças de segurança pública para traçar estratégias para intensificar a segurança no ambiente escolar e garantir o bem-estar de todos os estudantes e profissionais da educação.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), Polícia Civil e Militar e Conselho Tutelar, vai promover ações para reforçar a segurança nas escolas. Em um primeiro momento, as equipes vão realizar rondas periódicas dos agentes nos estabelecimentos. Além disso, as instituições adotaram protocolos especiais para liberar a entrada e saída dos alunos, professores, profissionais da educação e visitantes.

Outra operação, que já está sendo realizada de forma emergencial, é a instalação de botões de pânico nas instituições. De acordo com o secretário da SSPMU, Fabio Ramos, essa ação já estava prevista para os próximos meses, mas foi antecipada..

“Hoje, nós estamos instalando esses botões nas unidades de saúde, mas para ajudar na segurança das escolas, vamos adiantar essa ação com esse trabalho de instalação na área da educação. Em um primeiro instante vamos instalar nas 5 instituições que já receberam algum tipo de ameaça e depois vamos passar para todas as escolas.”, conclui o secretário.

O secretário de educação, Victor Pellozo, ressalta o cuidado que a secretaria está tomando para prevenção de possíveis problemas. “Precisamos nos prevenir, já alertamos as instituições de ensino e estamos alinhando os protocolos de emergência. Estamos em parceria com a segurança pública do município para intensificar a vigilância, pois precisamos proteger nossos alunos.”, conclui Victor Pellozo.

Da esquerda para direita: Victor Pellozo, Secretário de Educação e Cultura, Fábio Ramos, Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e o Prefeito de Senador Canedo, Fenando Pellozo

As instituições de ensino do município também contam com mais de 800 câmeras que são ligadas à Central de Videomonitoramento, garantindo agilidade em qualquer ocorrência. De acordo com o comando da Guarda Civil Metropolitana, o tempo de resposta para qualquer unidade é de três minutos. Essa ação garante segurança no patrimônio e na vida das crianças e trabalhadores das unidades.

Para garantir a segurança de todos a prefeitura não vai medir esforços, e segundo o prefeito, Fernando Pellozo, esse trabalho já começou há muito tempo com as medidas de segurança adotadas pelo município e que nesse momento a ação vai intensificar esse trabalho.

“Hoje, nós contamos com o apoio de todas as forças de segurança, Polícia Militar, GCM, a Polícia Civil que já está investigando os perfis de rede social que fizeram ameaças às nossas escolas, e toda a rede municipal, nós vamos fazer o possível para garantir a segurança de todas as crianças, mas precisamos da ajuda dos pais também. Pedimos que os pais, mães ou responsáveis acompanhem seus filhos, fiquem mais próximos e monitorem qualquer atitude, principalmente nesse período, eu sei que juntos vamos conseguir passar por esses momentos.”, conclui o prefeito.

Os pais afirmam que essas ações são necessárias para que os filhos possam estudar com mais segurança. Rayssa Carvalho, moradora do bairro Santa Rosa, relata que está com receio de deixar a filha ir para a escola nos últimos dias, mas essas medidas podem ajudar a aliviar um pouco das preocupações. “Com toda certeza, essas ações vão tranquilizar um pouco mais os pais que tem seus filhos nas escolas”, afirmou.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Carlos Willton e Xande Mans