O objetivo é eliminar a demanda reprimida do serviço, também causada pela pandemia do novo Coronavírus.

Durante os meses de Setembro e Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo, em parceria com CDC Cardiograph de Senador Canedo, a ação “Cuidado que a gente vê”, trabalho onde a população recebe atendimento oftalmológico de qualidade. Além das consultas, diagnósticos de doenças e tratamentos, os pacientes em situação de vulnerabilidade social vão receber ainda os óculos necessários para a correção visual.

Devido a pandemia da Covid-19, momento que mudou a realidade e as demandas dos atendimentos, muitos casos geraram uma grande fila de espera para a realização dos procedimentos oftalmológicos.

Durante a execução das atividades os pacientes serão direcionados pela regulação municipal, pois já há uma grande lista de espera para as consultas na especialidade. Segundo a Superintendente de regulação, Marcilene Alves de Queiroz, esse é um dos trabalhos realizados para diminuir a espera dos atendimentos. “Estamos trabalhando diariamente para agilizar todos os atendimentos, principalmente na oftalmologia, pois é uma assistência que tem muita demanda. O nosso objetivo é zerar as filas e realizar o atendimento somente dos remanescentes”, disse.

Em 2022, a SMS recebeu cerca de um milhão de reais para a execução de cirurgias eletivas no município. Foram realizados cerca de 700 procedimentos e hoje, a secretaria não tem demanda reprimida para intervenções de: catarata, vitrectomia, pterígio e outros procedimentos de alta e média complexidade.

A ação “Cuidado que a gente vê”, realizada com recursos próprios, vai promover mais atendimentos, consultas, exames, diagnósticos e também a possibilidade de correção visual através dos óculos que serão fornecidos pela SMS. Os moradores que estão sendo atendidos se sentem aliviados, pois agora poderão melhorar uma dificuldade que os acompanha.

José Ailton, morador do bairro Vila Matinha, relata que está aguardando já tem um tempo e agora que vai poder fazer o tratamento sua rotina ficará mais fácil. “’Eu já perdi a visão de um olho por conta de um acidente que tive, sinto que estou perdendo a visão do outro e com essas consultas mais rápidas vou poder cuidar do que me resta. Sai da consulta agora, já vi que com os óculos ficará bem melhor de enxergar”, relata o morador.

As ações da Secretaria de Saúde giram em torno das necessidades da população e para melhorar cada vez mais os serviços, diversos programas e projetos são desenvolvidos. Para a secretária de saúde, Ludmyla Maranha, essa é mais uma prova do compromisso da gestão com o cidadão. “Entramos aqui para fazer a diferença na vida do canedense, e desde que iniciamos já fizemos uma grande mudança no atendimento e na prestação de serviço, sempre focando na humanização. Apesar dos obstáculos estamos levando qualidade de vida a todos e o cidadão tem acompanhado cada vez mais essas melhorias”, afirma a secretária.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho