A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realizou nesta segunda-feira (30), a 7ª Conferência Municipal das Cidades de Senador Canedo, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e a população para debater políticas públicas que garantam uma cidade mais justa, sustentável e bem planejada.

O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal e teve como tema central: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades e a participação do prefeito Fernando Pellozo, que destacou o papel essencial da participação popular:

“ Senador Canedo tem crescido muito, e esse crescimento precisa ser organizado, com responsabilidade social e compromisso com a população. Essa conferência é um espaço democrático onde construímos, juntos, os próximos passos do nosso desenvolvimento urbano ”, afirmou o prefeito.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Karlus Heduardo, também reforçou a importância da iniciativa:

“Aqui, nós ouvimos a cidade, discutimos propostas reais e fortalecemos políticas públicas essenciais, como o acesso à moradia digna. Essa é a base de um planejamento urbano responsável e humano”, disse.

Durante a manhã, o público acompanhou um ciclo de palestras com especialistas e representantes do poder público:

  • Sônia Maria Barreto – Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
  • Karlus Heduardo Martins Costa – Fortalecimento da Política Habitacional de Senador Canedo
  • Adriano Rodrigo de Barcelos – Ações da Defesa Civil no município
  • Alexandre Edreira – Atuação da AMMA em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Brunna Rodrigues Inocêncio e Vitor Matos – Transformação demográfica e mobilidade urbana

No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir eixos temáticos fundamentais:

  • Grandes temas transversais
  • Gestão estratégica e financiamento
  • Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas

As discussões resultaram em propostas que foram apresentadas e aprovadas coletivamente, e que agora seguem para a etapa estadual e federal da Conferência das Cidades, representando os interesses e demandas do município.

Outro momento de destaque foi a escolha dos delegados, realizada por aclamação. Eles representarão Senador Canedo na próxima fase estadual da conferência. Os representantes eleitos abrangem diversos segmentos da sociedade: poder público, movimentos sociais, trabalhadores, empresários e organizações não governamentais.

Com participação ativa da comunidade e conteúdo técnico de alto nível, a 7ª Conferência Municipal das Cidades reafirma o compromisso de Senador Canedo com o planejamento participativo, o desenvolvimento urbano sustentável e a construção de uma cidade para todos.

Texto: Bianca Nascimento
Fotos: Milenna Medrado

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: