A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio do Colégio Estadual Da Polícia Militar De Goiás – Pedro Xavier Teixeira.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza a 1ª Edição dos Jogos Escolares e Culturais da Primavera (JECUP), que começa nesta terça-feira (4) e termina no dia 27 de outubro.

O objetivo do JECUP é incentivar, propor e apoiar as práticas corporais no
ambiente escolar e na sociedade, com o foco na participação e na experimentação de práticas corporais. Além disso, os jogos contribuem para formação educacional de qualidade e agem como instrumento de inclusão social e de democratização do esporte, promovendo a formação do aluno.

“Haja visto que o esporte e a educação andam juntos, é de uma importância enorme fazermos esses jogos escolares e culturais, ainda mais com essa pegada cultural e de inclusão também, pois, todos os nossos alunos e todas as nossas instituições de ensino vão participar”, afirma o secretário de educação e cultura, Professor Victor Pellozo.

“O projeto Jecup proporciona inúmeros benefícios aos alunos, desenvolvendo aspectos como coordenação motora, trabalho em equipe, disciplina e concentração, contribuindo positivamente no aspecto motor e cognitivo dos nossos educandos”, afirma o professor de Educação Física, Allan Luiz.

Todas as etapas da Rede Municipal de Ensino participarão do JECUP, tanto a Educação Infantil quanto o Ensino Fundamental, e as modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial (Inclusão).

“Os jogos deste ano tem uma importância especial, viemos de aproximadamente dois anos de ensino remoto, onde os jogos não aconteceram de forma presencial. Nós retornamos este ano com o desafio de levar o esporte e outras práticas corporais da Educação Física em um formato de competição. Onde os alunos terão a possibilidade de participar de jogos com o Futsal, a Queimada, o Cabo de Guerra, o Xadrez, a Bocha e o Atletismo”, pontua o Coordenador de Educação Física, Dálvaro Batista de Souza.

“Os Jogos Escolares e Culturais da Primavera – JECUP tem o objetivo de incentivar e apoiar as práticas corporais no ambiente escolar e propor o protagonismo comunitário dos estudantes, por meio da retomada presencial das modalidades após dois anos de Pandemia”, lembra a diretora do Ensino Fundamental, Cristiane Pereira da Silva.

MODALIDADES

O JECUP terá disputas das tradicionais modalidades de futsal, queimada, xadrez, atletismo e também a introdução de novas modalidades, como o jogo da bocha, o cabo de guerra, o truco, a dama e brincadeiras também.

Os jogos foram desenvolvidos a partir da especificidade de cada etapa/modalidade educacional e também, é uma maneira de enfatizar a importância do Componente Curricular de Educação Física para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Texto por Máxia Lidyan
Foto Xande Manso