Objetivo da campanha é orientar os motociclistas sobre a direção segura com uma programação recheada de ações educativas em prol de uma conscientização

Na manhã da última quarta-feira (27), Dia Nacional do Motociclista, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deu o pontapé na 2º Semana do Motociclista de Senador Canedo com uma blitz educativa na Praça Criativa Central e distribuição de material gráfico educativo.

panfletagem do material educativo

A abertura contou com presença do prefeito Fernando Pellozo; do Secretário da SSPMU, Fábio Ramos; da comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marta Damazio; do superintendente da SMT, Arisberto Pereira; dos agentes de trânsito; e do motoclube e parceiro da semana, Os Procurados.

Reunião para tratar dos últimos detalhes da semana do Motociclista.

Com o objetivo de orientar os motociclistas sobre a direção segura, além de reforçar a importância de manter a manutenção preventiva em dias, essa é uma campanha, sobretudo, de alerta e de muita conscientização sobre os riscos de acidentes envolvendo motocicleta. Por esse motivo, foi preparada uma programação com muita educação para o trânsito, distribuição de material gráfico, palestras, blitz educativas e para finalizar um fim de semana com atrações artísticas e um passeio motociclistico.

Blitz educativa no Jardim das Oliveiras

De acordo com o Gerente de educação para o trânsito, Pedro Santos, a Semana de Prevenção aos Acidentes de Trânsito com Motociclistas foi instituída no calendário oficial do município pela Lei N° 2.456/21. “Nesse ano teremos um cronograma completo de ações de conscientização para esse público, começando com Blitzs Educativas, confraternizando o DIA NACIONAL DO MOTOCICLISTA, iremos ter apresentação de manobras radicais, palestra sobre queimaduras em acidentes com motocicletas da Sociedade Brasileira de Queimaduras e um grande encontro de motociclistas, com passeio pelas principais avenidas de Senador Canedo,” pontua.

O prefeito da cidade, Fernando Pellozo reafirma que a busca pela conscientização por parte dos motociclistas deve ser permanente, pois essa campanha tem o objetivo de orientá-los acerca dos riscos no trânsito ao dirigir de forma imprudente. “Nos últimos anos, principalmente, com a pandemia, o aumento de motos no trânsito triplicou com os serviços de entrega e com isso o números de acidentes aumentou significativamente. À vista disso, é preciso avançar muito em educação para o trânsito e companhas como essa devem ser contínuas”, enfatiza.

campanha de conscientização voltada para os condutores de motocicletas, com orientações

Para o superintendente da SMT, Arisberto Pereira, a preocupação maior é em relação ao público jovem. “Nós temos muitos jovens que dirige muito apressados, um dos intuitos dessa campanha é conseguir penetrar a mensagem da campanha para esse público, colocar para eles a importância da prevenção, da cautela, dos cuidados, do respeito às normas de trânsito, para que nada de errado no seu dia a dia da sua condução”, afirma.

Temos uma semana pela frente para levar um trabalho com foco para alertar, chamar a atenção, trazer dados que mostrem o quão é importante respeitar os limites que o trânsito impõe, assim, é preciso que haja sempre com o máximo de prevenção em situações que possam ocasionar algum risco e que ao final o motociclista seja alcançado pela campanha e traga resultados positivos na condução desses veículos de forma segura.

blitz educativa na região central

Texto por Rafael Rocha
Fotos por Pedro Santos, Rafael Rocha e Marcos Aurélio