Senador Canedo inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (31)
A imunização acontecerá em todas as unidades básicas de saúde do município e será voltada para grupos prioritários

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (31) a campanha de vacinação contra a influenza. A imunização será voltada para os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Entre os públicos-alvo estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores dos Correios e indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asma, hipertensão, doenças cardíacas, renais e neurológicas.
Esses grupos são considerados prioritários porque têm maior risco de desenvolver complicações graves em caso de infecção pela gripe, o que pode levar a hospitalizações ou até óbitos. Os trabalhadores da saúde, por exemplo, estão expostos diariamente a uma grande quantidade de agentes infecciosos, o que os coloca em risco elevado de contágio e transmissão do vírus. Já os demais trabalhadores, como os das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores dos Correios, desempenham funções essenciais que envolvem grande mobilidade e contato com diferentes públicos, tornando-os vulneráveis à disseminação do vírus.
Para receber a vacina, os moradores devem comparecer às unidades básicas de saúde do município portando documento de identificação, cartão de vacinação e, no caso de pessoas com comorbidades, algum comprovante médico, como laudo ou atestado. Trabalhadores incluídos nos grupos prioritários devem apresentar documentação que comprove o vínculo empregatício, como crachá funcional ou carteira de trabalho. Gestantes também podem se vacinar na sala de vacina da Maternidade Municipal Aristina Cândida.
As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das UBSs Boa Vista, Bom Sucesso, Jardim Todos os Santos e São Sebastião, que funcionam das 7h às 19h.
“A vacinação contra a gripe é essencial para a saúde da nossa população. Convido todos os grupos prioritários a comparecerem aos postos de vacinação e garantirem sua proteção”, afirma a secretária de saúde Verônica Savatin.
Texto: Lara Eduarda
Foto: Xande Manso