Na próxima sexta-feira (29), às 9h, a cidade realiza a inauguração do Ambulatório de Atendimento Especializado na afirmação de gênero da população trans.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está lançando o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (ARPAGESC). Esse serviço faz parte do programa “Processo Transexualizador” (PT).

O ARPAGESC será um braço do trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, oferecido pelo Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). Com essa ação, o ambulatório vai atender 25 (vinte e cinco) municípios da Regional Centro-Sul do Estado, oferecendo serviços através de uma equipe multiprofissional com: Clínico Geral/Endocrinologista, Assistente Social, Psicólogo e Enfermeiro.

Mesmo antes da inauguração oficial, o ambulatório já está em funcionamento e proporcionando mudanças na vida dos pacientes atendidos. Roberta Caroline, moradora do residencial Prado, já é uma das atendidas pelo projeto, ela ressalta que esse é um grande salto para a saúde municipal, um direito adquirido com muita luta da população LGBTQIAP+.

“Eu fico emocionada, antigamente a sociedade tentava a todo momento negando a nossa humanidade, nossos direitos, nossa existência. Hoje, vemos uma grande mudança acontecendo. Essa é uma vitória, uma conquista da comunidade, principalmente das Travestis e Transexuais. A equipe que está me auxiliando é sem igual, cheia de profissionais capacitados e que oferecem a máxima atenção.”, afirma Roberta.

A modalidade Ambulatorial, consiste em ações como o acompanhamento clínico, pré e pós-operatório e hormonioterapia, destinadas a promover atenção especializada no Processo Transexualizador. E para que o serviço chegasse à cidade foram realizados diversos processos, como estudos, regulação com a unidade Centro-sul, pactuação com os municípios que vão receber os serviços e muito mais.

O objetivo do programa é promover a inclusão do público, uma vez que a SMS realiza ações para toda a população canedense. Segundo a secretária municipal de saúde, Ludmyla Maranha, o ambulatório vai realizar uma importante tarefa: levar saúde a um grupo que muitas das vezes fica às margens da sociedade. “Nós estamos aqui para servir e levar saúde a toda a população de Senador Canedo, independente de tudo. O ambulatório vem para prestar apoio a um público que muitas vezes procuravam meios que prejudicam a saúde. Agora, vamos contar com profissionais de ponta para realizar todo o procedimento de forma segura e eficaz. Atendendo a todos de uma forma holística e humanizada acima de tudo.”

Para que o usuário possa ter acesso aos serviços é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro/cidade, realizar a consulta com o clínico geral e após esse processo, o paciente será encaminhado/a, via regulação Regional Centro-Sul de Saúde de Goiás, para o ARPAGESC. Com isso, é iniciado o acompanhamento do indivíduo e após cerca de dois anos, ele pode ser encaminhado para procedimentos cirúrgicos na Rede Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário haver indicação específica pela equipe multidisciplinar ambulatorial.

Atendimento psicológico do ambulatório.

LANÇAMENTO

Solenidade de inauguração
Data: 29 de Julho
Local: Unidade Básica de Saúde Santa Rosa