Senador Canedo é destaque nacional em transparência fiscal com prêmio da STN
Município foi reconhecido nas categorias Nacional e Regional do III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; prefeito Fernando Pellozo e secretário de Finanças Alessandro Rodrigues comemoram resultado histórico

A Prefeitura de Senador Canedo foi reconhecido como referência em gestão fiscal e transparência no país ao conquistar duas premiações no III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O evento foi realizado em Brasília e reuniu representantes de municípios de todo o Brasil.
O município conquistou o primeiro lugar nas categorias de maior evolução nível nacional e regional.
Para o prefeito Fernando Pellozo, o resultado é fruto da seriedade no trabalho realizado desde 2021.
“Receber esse prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Quando assumimos, Senador Canedo tinha uma dívida de mais de R$ 100 milhões. Hoje, além de termos superado esse desafio, conquistamos a nota máxima em capacidade de pagamento e somos referência em transparência no Brasil. Isso mostra que estamos cuidando bem do dinheiro público e garantindo que ele volte em benefícios reais para a população”, comenta.
O secretário municipal de Finanças, Alessandro Rodrigues, também celebrou a conquista.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico, dedicado e feito com responsabilidade. Nossas equipes têm se empenhado em organizar as contas do município, melhorar a qualidade da informação contábil e garantir que cada dado seja transparente para os órgãos de controle e para a sociedade”, ressalta.

Além das premiações, Senador Canedo também foi homenageado no evento por alcançar a nota CAPAG A+, a classificação máxima em capacidade de pagamento, superando, inclusive, Rio Verde, que até então liderava o ranking estadual com nota A.
Sobre o prêmio — O Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal reconhece os municípios e estados que se destacam pela transparência e confiabilidade das informações enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), sendo considerado uma das principais referências de boas práticas de gestão fiscal no Brasil.
Texto: Géssica Veloso
Fotos: Lucieni Rodrigues
Secretaria de Comunicação e Eventos