Senador Canedo avança no saneamento e ganha posições no Ranking de Competitividade dos Municípios
Gestão municipal colhe frutos com avanços em abastecimento de água e investimentos estratégicos

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Sanesc, alcançou avanços expressivos no Ranking de Competitividade dos Municípios, com destaque nacional no setor de saneamento.
De acordo com os dados, Senador Canedo subiu 66 posições no ranking nacional, ocupando agora a 284ª posição. No estadual, o município está na 13ª posição, com um avanço de 4 colocações. No regional, ocupa a 22ª posição, subindo 9 posições. Os números atestam a opção feita por intensificar investimentos que dobraram a estrutura da Sanrsc, em pouco mais de quatro anos.
Critérios – O ranking leva em consideração diversos parâmetros, incluindo cobertura do abastecimento de água, perdas na distribuição, perdas no faturamento, cobertura de tratamento de esgoto e cobertura de coleta de esgoto.
A Sanesc, companhia municipal criada em 1992, garante autonomia para investimentos e oferece a menor tarifa de água de Goiás — 17% abaixo da média estadual. Com monitoramento constante e reservatórios operando em até 90% da capacidade, a implementação dos módulos da Estação de Tratamento de Água (ETA) no Lúcio Rosa vai ampliar em 10% a produção, chegando a 2,2 milhões de litros por hora.

Nos últimos quatro anos, a qualidade dos serviços avançou de forma expressiva, com investimentos superiores a R$ 20 milhões, realizados em parceria com a iniciativa privada. Essas ações beneficiaram aproximadamente 100 mil pessoas em 30 bairros da região do Morumbi.
Além disso, a Sanesc reestruturou a Estação de Tratamento de Esgoto, e está em campo para levar o serviço a 70% dos moradores nos próximos anos.
Com isso, a expectativa é melhorar aindaais o posicionamento bo ranking.
A Prefeitura de Senador Canedo, em conjunto com a Sanesc, reforça que esses resultados refletem o compromisso contínuo da administração municipal em enfrentar desafios históricos e consolidar conquistas estratégicas, sobretudo no abastecimento de água.
Texto: Jean Costa
Foto : Millena Rodrigues e Alexandre Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos