A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre o risco de transmissão da raiva por morcegos, após o registro de casos em algumas cidades vizinhas. A principal orientação é que, ao encontrar um morcego morto ou caído, a população entre em contato imediatamente com a Vigilância em Zoonoses pelo telefone (62) 99221-2559 para o recolhimento do animal e a realização dos testes necessários para verificar a presença do vírus.

De acordo com o coordenador de Zoonoses de Senador Canedo, Murilo Stefan, caso não seja possível realizar o recolhimento imediato do animal, a equipe orienta as medidas a serem tomadas para garantir a segurança da população. “Se não conseguirmos um plantonista para ir até o local e, caso o morcego esteja na residência, orientamos a colocar o animal em um balde com um peso por cima ou dentro de uma caixa fechada. No dia seguinte, faremos o recolhimento”, explicou.

Além do risco de transmissão para seres humanos, a raiva também pode ser transmitida para cães e gatos. O vírus pode infectar esses animais por meio do contato com morcegos contaminados. Por isso, a Vigilância em Zoonoses reforça a importância da vacinação antirrábica para cães e gatos, uma medida essencial para prevenir a disseminação da doença. A raiva pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas ou arranhões de animais infectados.

Vacinação disponível

A vacina contra a raiva está disponível em dois locais de Senador Canedo: o Centro de Vigilância em Zoonoses, localizado no final da Avenida Antônio Flávio de Lima, no Jardim do Lago, e o Centro de Castração, na Avenida Dr. Anuar Auad, no Conjunto Uirapuru. A vacina é oferecida para cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura de Senador Canedo reforça que a conscientização e a prevenção são essenciais para evitar a propagação da raiva e proteger a saúde de toda a população. E, caso seja mordido por qualquer animal, procure a unidade de saúde mais próxima.

Texto: Lara Eduarda
Foto: Imagem Ilustrativa

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: