Medidas se dão através de limpeza e reconstituição de dutos, manutenção de bocas de lobo e revitalização de lançamentos de água.

Para prevenir problemas com inundação e alagamentos no período das chuvas, que começa em meados de outubro e se estende até abril, o município de Senador Canedo tem adotado medidas de otimização da rede de drenagem da cidade, que compreende guias e sarjetas, bocas de lobo, bueiros e lançamentos.

As obras são planejadas e executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), que no começo do mandato identificou um problema: “Em janeiro de 2021, a situação era de calamidade. Havia excesso de lixo nas ruas, as bocas de lobo estavam obstruídas, um caos total, que gerou situações de alagamento e inundação em alguns pontos da cidade, como na Vila Galvão. O resultado do esforço da secretaria se refletiu neste ano, em que não ocorreram situações deste tipo”, contou a secretária da SEINFRA, Patrícia Rodrigues.

Ela destaca que o trabalho é constante, e que a pasta continua trabalhando por melhorias. Desde o começo de 2022, 420 bocas de lobo foram desobstruídas e/ou reconstruídas. Segundo o engenheiro Danilo Ítalo as bocas de lobo são o primeiro elemento do sistema de drenagem urbano. “Elas captam a água pluvial e lançam-na nos bueiros, que a conduzem até seu destino final”, explicou.

O cuidado também se estende à revitalização das ruas, que devem ter guias adequados para que a água da chuva desemboque nas bocas de lobo e, dessa maneira, não venha a prejudicar o asfalto, material sensível à infiltração de líquidos. Em Senador Canedo, o total de sarjetas construídas este ano ultrapassa 3.000 metros. Além disso, foram implantados quase 4.000 metros de meio-fio, também essenciais para guiar a água da chuva.

Outro elemento importante para a correta drenagem de uma cidade são os lançamentos: locais (rios) onde a água pluvial desemboca após percorrer os dutos subterrâneos. Alguns dos principais lançamentos da cidade, como o do bairro Alvorada e do bairro Flor de Ipê, foram readequados para comportar o fluxo de água e despejá-lo no leito do rio sem causar erosões na natureza.

“Com o esforço conjunto do trabalho da Secretaria e a ajuda da população, que deve colaborar evitando descarte de lixo na rua, esperamos manter um sistema de drenagem eficiente, que conseguirá suprir novamente a demanda a estação das chuvas”, conclui Patrícia Rodrigues.

Texto e fotos por Victor Rodrigues.

Compartilhar notícia: