2025 foi um daqueles anos que marcam a história da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Um ano de virada, crescimento e conquistas que fortaleceram a rede e mostraram o quanto Senador Canedo avançou na forma de cuidar das pessoas. Com ampliação de equipes, investimentos em infraestrutura e ações voltadas para qualificação profissional, a cidade viveu um período de grandes entregas.
Logo no início do ano, a Semasc realizou o maior processo seletivo de sua história, com mais de 70 convocações. Chegaram novos assistentes sociais, psicólogos, advogados e facilitadores de oficinas.

As obras estruturantes também caminharam. O CRAS Jardim das Oliveiras está passando por uma reforma e ampliação para garantir mais conforto e qualidade no atendimento. Além da revitalização completa, o espaço vai ganhar uma sala para uso coletivo ( espaço para atividades coletivas, com prioridade para grupos de famílias (capacidade para 30 pessoas), 4 salas de atendimento, espaço destinado ao atendimento particularizado de famílias e indivíduos, copa para preparo de lanches para usuários e equipe de referência, Banheiros adaptados para PCD e pintura geral uma transformação esperada pela comunidade.

E tem mais, demos início às obras do novo CREAS do Parque Alvorada e do novo CRAS Laranjeiras, viabilizadas com parte da verba federal destinada pelo senador Vanderlan Cardoso e complementadas com recursos próprios da Secretaria. Dois novos equipamentos que vão ampliar o alcance da rede e descentralizar o atendimento, facilitando o atendimento para todas as regiões do município.

Seguindo a política adotada pela secretária e primeira-dama, Simone Assis, que aposta na Assistência Social como porta de entrada e também como porta de saída criando caminhos reais de autonomia 2025 também foi um ano forte na qualificação profissional. Em relação a cidadania, em parceria com o Governo do Estado, o Núcleo de Aprendizagem e Cidadania realizou diversos cursos que atenderam centenas de moradores em vulnerabilidade social, incluindo mulheres que passaram por situações de violência. Muitas dessas participantes transformaram a formação recebida em renda extra e, em vários casos, em pequenos negócios que hoje atendem o município e até outras cidades do estado.

Além dos cursos, os alunos tiveram acesso ao Crédito Social, um benefício do Governo de Goiás oferecido pelo programa Goiás Social, destinado a quem conclui cursos profissionalizantes nos Colégios Tecnológicos (Cotecs). O Pronatec, programa federal que opera em Goiás em parceria com o sistema Cotec/Goiás Social, também ampliou as oportunidades de formação, reforçando a política de geração de renda e fortalecimento da autonomia das famílias atendidas pela rede socioassistencial.

Até 05 de dezembro, foram entregues:

303 certificados – Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC);
159 certificados – PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego;
29 certificados – EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural;
15 certificados – SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural;
09 certificados – UFG – Universidade Federal de Goiás,

Os primeiros seis meses do ano também mostraram um volume expressivo de atendimentos e serviços prestados pela rede socioassistencial. Os CRAS realizaram 11.224 atendimentos, enquanto o CREAS somou 1.342. No território, as equipes fizeram 2.057 visitas domiciliares para acompanhar de perto as famílias. No mesmo período, foram entregues 3.170 cestas básicas, 289 botijões de gás, 1.045 cobertores e 87 auxílios-funeral. Além disso, 263 crianças e adolescentes participaram das atividades do SCFV, junto a 387 idosos.

Os benefícios de transferência de renda também se destacaram:
9.240 famílias recebem Bolsa Família;
700 famílias recebem o Canedo Social, beneficio criado pelo própio município;
568 famílias, o Aluguel Social;
8 famílias, o Cartão Dignidade;
805 mães, o Mães de Goiás;
41 mulheres, o Goiás por Elas;
315 famílias recebem a Tarifa Social Municipal de Água.

No Cadastro Único, foram encaminhadas 1.802 famílias para inclusão e outras 5.226 para atualização. Além disso, 254 pessoas foram orientadas para acesso ao BPC, e o município registra 4.565 indivíduos como beneficiários do programa.

Outro grande marco de 2025 foi o Canedo Fest Show, que bateu recorde de arrecadação solidária. Com a entrada social, de 1 kg de alimento ou 1 litro de leite/óleo, o evento arrecadou mais de 50 toneladas de alimentos, encaminhadas para famílias em vulnerabilidade e instituições acompanhadas pela Prefeitura mediante cadastro.

Com tantas ações, obras, formações, atendimentos e avanços, 2025 se consolida como um dos anos mais transformadores da Assistência Social em Senador Canedo. Um período que ampliou a rede, modernizou estruturas, fortaleceu equipes e abriu novos caminhos para que mais famílias tenham oportunidades reais de mudança e crescimento.

Texto: Tainá Luli

Foto: Reprodução

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: