A Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo convoca a população para verificar a situação vacinal contra o sarampo, e em caso de dúvida, procurar uma sala de vacinação para avaliação. A vacina está disponível nas 23 Unidades Básicas de Saúde, do município. A Saúde Municipal reitera a importância da imunização contra o sarampo, devido ao surto nacional, que ocorre desde 2018, com casos confirmados em 11 Estados.

Neste período o país registrou 12 óbitos confirmados. E devido o número de casos crescente, por um período maior que um ano, o Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo. Neste ano, até o mês de julho de 2019, o país confirmou 647 casos de sarampo, distribuído em sete Unidades Federadas: São Paulo (567), Pará (55), Rio de Janeiro (13), Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3) e Roraima (1).

Em Goiás, tivemos até o presente o registro de 11 casos suspeitos de sarampo. Nenhum em Senador Canedo. O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível, altamente contagiosa, de distribuição universal e de variação sazonal. A doença pode evoluir com gravidade e complicações, como pneumonia, encefalite e óbito. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Daí a elevada contagiosidade da doença.

Os sinais e sintomas são caracterizados por febre alta, acima de 38,5°, erupções cutâneas vermelhas, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que uma ação preventiva é fundamental para diminuir substancialmente os riscos do surto de sarampo que está correndo no país e por isso está antecipando parte das ações da Campanha de Multivacinação que estava prevista para outubro deste ano.