Para evitar um acidente de grande proporção na barragem de uma represa localizada na região próxima ao Conjunto Morada Nova, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEINFRA), realizou, nesta terça-feira (23.02), o escoamento parcial, para voltar ao nível original de água, devolvendo a estabilidade à represa.

A passagem correta do escoamento da água é feita em um nível abaixo do encontrado no local. A manilhas de concreto foram fechadas e substituídas pelos moradores por um tubo de aço carbono, com diâmetro menor. Essa nova passagem aumentou o nível da água com as fortes chuvas das últimas semanas, que transbordou sobre a barragem, também utilizada como via de acesso entre as chácaras e o conjunto Nova Morada.

Durante a última sexta-feira (19.02), equipes da SEINFRA e da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizaram uma avaliação do local, e concluíram, por meio de uma nota técnica, a condição da barragem. O laudo da equipe de engenharia constatou um colapso na estrutura, com risco de desmoronamento, por conta do volume de água acima do suportado.

O presidente da AMMA, Adriano Barcelos, esteve hoje (24.02) no local avaliando a condição atual da represa. Durante a visita, o presidente conversou com moradores, explicou a condição de risco da represa e ressaltou a importância da ação emergencial realizada. “Para evitar um acidente, concluímos que a represa precisava ser drenada, para voltar à segurança e evitar que, com rompimento, atingisse casas localizadas abaixo do local”, explica o presidente da AMMA.

Texto: Magdiel Rezende
Imagens: Xande Manso
Vídeo – edição: Sidney Vilela

Compartilhar notícia: