O que começou como uma experiência simples em uma única escola de Senador Canedo, hoje se tornou um movimento educacional de grande impacto. Em apenas três anos, a robótica educacional transformou o aprendizado de centenas de alunos e consolidou o município como referência em inovação tecnológica na educação pública.

A jornada teve início em 2022, na Escola Municipal Abdon Ferreira, idealizada pelo professor Murillo e pelo gestor Jesiel. O projeto pioneiro buscava introduzir a robótica aos anos iniciais de forma acessível e criativa, utilizando materiais recicláveis para despertar o raciocínio lógico e o pensamento criativo dos alunos.

O sucesso da iniciativa chamou a atenção de instituições parceiras, e em 2023 o projeto ganhou força. Com o apoio do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Superintendência de Inovação, Tecnologia (SITEC), a rede municipal recebeu kits completos de robótica – com Arduinos, sensores, LEDs e motores. Essa estrutura possibilitou a expansão imediata para oito escolas, beneficiando centenas de estudantes.

As unidades contempladas foram:

  • E.M. Abdon Ferreira
  • E.M. Luzia Maria
  • E.M. Maria Faleiro
  • E.M. João Pereira
  • E.M. Vovó Dulve
  • E.M. José Botelho
  • E.M. André Luiz
  • E.M. Senador Canedo

Para garantir a continuidade e a qualidade do projeto, a Escola de Governo Professor Jaime promoveu a formação de mais de 40 professores em robótica educacional. Além da capacitação, os educadores passaram a ser remunerados para atuar diretamente nas escolas, consolidando a robótica como parte integrante da grade curricular.

O programa atingiu um novo nível em 2024, com a captação de mais de R$ 100 mil em investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério da Tecnologia, e do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os recursos estão sendo aplicados na criação de um moderno Laboratório Maker na Escola Municipal Maria Luzia, equipado com impressora 3D, cortadora a laser, Arduinos e microbits.

Além disso, o IFG passou a oferecer bolsas de estudo para estudantes da rede municipal, promovendo uma ponte direta entre o ensino básico e o ensino superior.

O professor Eduardo Murillo, da rede municipal, destaca:

“ Nossa meta é preparar o aluno não apenas para a prova, mas para o futuro. A robótica e a cultura maker desenvolvem o pensamento computacional, o raciocínio crítico, a colaboração e a capacidade de resolver problemas complexos. É um investimento no capital humano da nossa cidade “

O avanço não para por aí: está prevista para outubro deste ano a inauguração de mais um Laboratório Maker, desta vez na A escola Municipal Izabel de Matos, e a escola Deoclides começa um turma com o projeto Start prefeitura em parceria do governo de Goias e IFG reafirmando o compromisso de Senador Canedo em manter-se na vanguarda da educação tecnológica e inovadora.

Texto: Jean Costa
Foto: SEMED

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: