Procon faz ação educativa em comemoração à semana do consumidor

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, será lembrado pelo Procon Municipal de Senador Canedo com ações educativas voltadas para a população. O trabalho será feito pelas redes sociais e, durante toda a semana, postagens trarão orientações sobre as principais dúvidas nas relações de consumo em meio à Pandemia.
O diretor do Procon, Marcus Fellipe falou sobre a programação executada para comemoração da data. “Os nossos parabéns a todos os consumidores por essa data tão importante, mas o dia é, também, de conscientização. Pensando nisso, a equipe do Procon de Senador Canedo vai trazer informação aos consumidores, principalmente neste período da pandemia, onde tivemos algumas mudanças e mais problemas”.

A data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, as relações de consumo são guiadas pelo o Código de Defesa do Consumidor, instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078.

Com a pandemia, muitos foram as mudanças no cotidiano, e também no que se refere à comercialização de produtos e serviços. Em destaque nas postagens voltadas para a comunidade estão informações sobre prestação de serviços, como escolas e academias, além de orientações sobre compra e venda de produtos via Internet e telefone, e também de viagens.