O prédio ganhou novas instalações, mais arejado e com espaço para brinquedoteca. Além disso, cada conselheiro ganhou a própria sala toda com ar condicionado e equipada com mesas, cadeiras, computadores e telefones.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou a entrega da reforma do Conselho Tutelar, localizado na Avenida Senador Canedo na região do Jardim das Oliveiras na última segunda-feira (8).

Criado em 13 de julho de 1990, advindo da lei federal 8069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, nos termos do artigo 131 do ECA, encarregado pelo povo, de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente.

“Quando começou a pensar em criança e adolescente no Brasil nos anos 60, nós começamos a perceber o que era sofrimento desse grupo. A primeira lei foi a Lei Melo Matos, mas era uma lei excludente, ela visava apenas crianças negras e pobres. Ou seja, as demais eram excluídas. Eu como índio Guarani Kaiowá tinha medo de andar pelas ruas, quando mudamos para Belo Horizonte”. Sudário Berto, presidente da associação dos conselheiros tutelares estadual

Conselheiros estiveram presentes durante a entrega.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Pellozo, da primeira dama e secretária, Simone Assis, presidente da Associação dos Conselho Tutelares Estadual, Sudário Berto, Maicon Filipe, presidente do Conselho Tutelar do Jardim das Oliveiras, Júlia de Souza, secretária executiva de conselhos de Senador Canedo, comandante da Guarda Civil Municipal, Marta Damásio e Major Xavier do corpo de bombeiros. Além de servidores da SEMASC, conselheiros tutelares da cidade e população em geral.

O presidente do Conselho Tutelar do Jardim das Oliveiras, Maicon Filipe, ficou emocionado ao falar sobre a conquista do novo espaço. “Quero dizer que tenho orgulho de participar do conselho tutelar, e principalmente em participar do conselho tutelar de Senador Canedo. Nós temos todo o suporte necessário para trabalhar, esse é um conselho que é exemplo para o pais. Temos recebido incentivo na área de qualificação com os melhores palestrantes do Brasil”, disse.

“Quero agradecer ao prefeito por sempre atender os nossos anseios. Somos responsáveis por garantir os direitos da criança e do adolescente, se quisermos bons filhos temos que ser bons pais, esse é o dever de cada um, cuidar de nossas crianças é dever não só do estado, mas de todos nós” concluiu

Para o prefeito Fernando Pellozo, a sede do conselho do Jardim da Oliveiras é um ganho não só para os conselheiros, mas  para a população. “Trata-se de um momento histórico para a nossa cidade, a gente consegue ver a luta e percebe que os benefícios estão chegando, quando a gente vê que está contribuindo para as melhorias. Não tem como deixar uma equipe tão bem intencionada sem estrutura para trabalhar. Vocês são expostos à situações que dói, então tem que ter muita vontade de fazer o melhor para garantir o direito de crianças e adolescentes”, lembrou.

A secretária municipal de Assistência Social, Simone Assis, participou da solenidade. “Que alegria estar aqui com vocês, parabéns por essa nova unidade bem localizada e equipada, nós sabemos que o conselho assim como a assistência social lida com temas que não são leves. Agradecer a rede de apoio que hoje está aqui representada pelo CRAS, CREAS , Educação e Guarda Civil. Tudo isso fortalece ainda mais o trabalho”, ressaltou.

No município de Senador Canedo o primeiro Conselho Tutelar foi implantado em 1990, sendo este município um dos pioneiros neste trabalho, e o segundo Conselho Tutelar, na região do Jardim das Oliveiras e Vila Galvão, fundado em 2018, recebeu na atual gestão melhorias significativas à sua estrutura.

Cerimonia de reinauguração contou com a presença de autoridades de Senador Canedo.

A conselheira tutelar, Cremilda Costa, ficou muito contente. “Amo o que eu faço, com muita dedicação e profissionalismo. Já sou conselheira há muitos anos, nós não temos tempo para o descanso, mas isso fazemos com gratidão. Agradeço a todos por estarem aqui hoje participando desse evento que beneficia a nossa comunidade. Ajude-nos a divulgar o trabalho do conselho tutelar, é uma estarmos juntos nesse momento.” disse.

São conselheiros tutelares da Região do Jardim da Oliveiras: Maicon Filipe, Ana Paulino, Cremilda Costa, Fabrício da Silva e Francisco Edvaldo, responsáveis por enfrentar questões envolvendo abusos sexuais, maus tratos e abandono, espancamentos, negligência familiar, dentre outras formas de violência contra a criança e adolescente, doando suas vidas para garantir o bom desenvolvimento do ser humano.

Texto por Clarah Menezes
Fotos por Vitória Carvalho