Prefeitura assina convênio com Faculdade Alfredo Nasser

O convênio para campo de estágio dos alunos da área médica nas unidades de saúde do município foi assinado entre o prefeito municipal, Divino Lemes, o diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, professor Alcides Ribeiro e o secretário municipal de Saúde, Júlio Pina. O estágio será para os alunos do curso de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e pós-graduação em Enfermagem. A partir do dia 8 de maio, os acadêmicos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser passarão acompanhar os atendimentos e procedimentos médicos, nas unidade de saúde da cidade de Senador Canedo. O convênio pactuado entre a Instituição e a prefeitura local, no mês de março, foi assinado nesta terça feira, dia 2 de maio, na instituição de ensino.

De acordo com o Professor Alcides, o convênio vem de encontro a um dos ideais propostos pela Instituição para a formação dos novos médicos, que é a responsabilização pelo atendimento na rede pública, fazendo da oportunidade a possibilidade de auxiliar na solução dos problemas históricos da saúde no Brasil: “Nas linhas gerais do nosso curso temos destacados os ideais que a Instituição estabeleceu para a formação dos profissionais médicos. Mais do que doutores, queremos formar médicos, voltados para a prática cidadão da profissão. Desta forma eles são preparados para atender pessoas das famílias de baixa renda, pacientes da rede pública, conscientes de que aquele é um problema que cada profissional da saúde, sobretudo do médico que tem de se interessar pela solução. Esse convênio já vai colocar nossos acadêmicos dentro da realidade do Programa de Saúde da Família, vendo como são feitos os procedimentos e atendimentos, aprendendo e colaborando ao mesmo tempo, contando sempre com a supervisão dos nossos Professores e dos médicos que trabalham naquele município”.

Os acadêmicos serão acolhidos em uma das unidades modelo do serviço público de Saúde, a Maternidade Municipal Aristina Cândida, com estrutura para realizar 246 partos por mês e mais 1.500 procedimentos. Além da população de Senador Canedo, a Maternidade é pactuada com todos os municípios da Região Metropolitana, o que a faz receber pacientes de outras cidades. De acordo com o prefeito Divino Lemes a chegada dos universitários vai auxiliar para promover melhorias no serviço oferecido à comunidade: “A Saúde é uma das principais prioridades da minha gestão. Minha meta é oferecer um atendimento qualificado e humanitário a todos os que nos procuram. A vinda dos universitários da Faculdade Alfredo Nasser vai nos auxiliar a cumprir essa meta. São jovens atualizados com as boas práticas, acompanhados por Professores qualificados que se juntam a um corpo de profissionais de muito gabarito, em uma unidade com estrutura de ponta, com todo o apoio do poder público municipal para funcionar com perfeição. Essa mistura só pode dar bons resultados”, afirma Divino Lemes.

O curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser é ministrado observando a pedagogia PBL, sigla inglesa que traduzida para o português significa: aprendendo com o problema. Trata se de um método em que as aulas expositivas dão lugar à proposta de temas para pesquisa, debates e acompanhamento prático do atendimento ao paciente. O convênio com a Prefeitura de Senador Canedo vai dar aos acadêmicos a oportunidade de comparar o conteúdo pesquisado com a prática nas consultas e procedimentos. Começam acompanhando o trabalho dos profissionais e à medida que o curso vai afunilando e o conhecimento vai sendo adquirido, passam a participar dos trabalhos dos profissionais, até ganharem condições de realizarem os serviços sozinhos: “Nosso curso é embasado na pesquisa e na prática. Nenhuma teoria é ministrada sem ser observada na prática. Primeiro os acadêmicos pesquisam o conteúdo teórico, depois observam os profissionais praticarem aquele ensinamento, passam a auxiliar na aplicação prática, aquilo que aprenderam e por fim, realizam eles mesmos, as tarefas. Tudo isso só é possível com o acompanhamento de todas as situações em atendimentos e procedimentos médicos e por isso esse convênio é fundamental para a perfeita formação dos acadêmicos de Medicina da nossa Instituição”, finaliza o Professor Alcides.