Palestra sobre o Dezembro Vermelho e Laranja Conscientiza Servidores de Senador Canedo
Diversas ações foram realizadas durante o mês
A Prefeitura de Senador Canedo através da Secretaria Municipal de Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas e Apoio Institucional (SITEG), por meio da Escola de Governo Jaime Ferreira promoveu nesta quarta-feira, 18 de dezembro, uma importante palestra para os servidores municipais, abordando temas essenciais para a saúde pública durante o mês de dezembro. A atividade faz parte das campanhas “Dezembro Laranja” e “Dezembro Vermelho”, que têm como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção de doenças e promover atitudes de cuidado com a saúde.
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que visa alertar sobre a prevenção e o tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), enquanto o Dezembro Laranja foca na conscientização sobre o câncer de pele.
A palestra sobre o Dezembro Vermelho foi conduzida pela infectologista Gisele Brasileiro, que abordou temas fundamentais sobre o HIV, como prevenção, diagnóstico e tratamentos, com ênfase nas pessoas mais velhas. Durante a apresentação, a médica destacou o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na ingestão diária de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV, sendo uma estratégia importante para quem está exposto a relações sexuais de risco. Gisele também esclareceu dúvidas dos servidores presentes, proporcionando uma troca de informações crucial para a ampliação do conhecimento sobre o tema.
Já a palestra sobre o Dezembro Laranja ficou a cargo do médico dermatologista Dr. Rodrigo Camargo, que compartilhou informações sobre os diferentes tipos de câncer de pele, como identificá-los precocemente, além de dar orientações sobre prevenção e tratamento. O câncer de pele é uma das doenças mais comuns no Brasil, mas, com o diagnóstico precoce e medidas preventivas, é possível reduzir significativamente o risco e melhorar os índices de cura.
A participação dos servidores da saúde foi marcante, como destacou Lediane Garcia dos Santos, agente de saúde da UBS Oliveiras 2. “Eu vim hoje para obter conhecimento não só para mim, mas também para os meus pacientes. Nós fazemos muitas visitas nas casas das pessoas e podemos compartilhar essas informações com elas, promovendo a saúde de todos”, afirmou.
Durante o mês diversas ações foram promovidas pela Superintendência de Saúde Ocupacional e Perícia Médica, promovendo o cuidado e o bem estar dos servidores, no total foram realizados mais de 30 testes rápidos e 28 consultas com o médico dermatologista, que fez o atendimento inicial no Paço Municipal e irá acompanhar os interessados com consultas periódicas no Centro de Especialidades Médicas
Texto: Lara Eduarda e Marcos Aurélio
Foto: Lucieni Soares
Secretaria de Comunicação e Eventos