A prefeitura de Senador Canedo iniciou mais uma obra de infraestrutura no Município. Dessa vez a Avenida Progresso, no Jardim Canedo III, é quem está recebendo a atenção da gestão municipal. No local a prefeitura irá recuperar uma área degradada onde uma grande erosão ameaça invadir a avenida, será construído um novo sistema de bueiro de travessia e, também, parte da via será duplicada. As obras trarão mais segurança aos motoristas que trafegam no local.

Depois de análises técnicas, ficou constatado que uma grande erosão nas proximidades da Av. Progresso poderia futuramente trazer sérios problemas para aquela região, podendo causar, inclusive, a destruição da avenida naquele trecho. Com uma ação rápida, a prefeitura iniciou as obras de reparação e recuperação da área degradada. A medida foi tomada como antecipação a problemas que poderiam surgir no futuro e causariam prejuízos aos motoristas e mais custos para a prefeitura.

De acordo com o engenheiro Ayrton Correa, o trabalho realizado pela prefeitura vai garantir mais segurança e fluidez a todos que passam pela avenida. “Através do acompanhamento no campo e análise de relatórios contendo laudos periciais, viu-se a necessidade de agir de maneira preventiva na contenção da erosão que avançou rapidamente, podendo atingir a avenida Progresso. Por meio desta análise técnica a decisão do prefeito Fernando Pellozo foi de extrema sabedoria resguardando a população que precisa dessa via em seu dia-a-dia.”, explicou.

Além da erosão, a prefeitura também está refazendo o bueiro de travessia no mesmo perímetro. A tubulação existente no local não era suficiente para suportar todo o volume de água que passava no local em dias de chuva. Isso era mais um fator de risco para os motoristas e outro fator que influenciava negativamente no desenvolvimento da erosão.

Com essas obras a prefeitura estará redimensionando a rede de drenagem pluvial que passa através da avenida. “O crescente processo de ocupação populacional na cidade aumenta a impermeabilização do solo trazendo como consequências problemas como as inundações e enchentes. Por isso é preciso que o município invista em um eficiente sistema de drenagem urbana”, explica o engenheiro.

Depois de finalizado o bueiro e retirada a erosão, a prefeitura vai fazer o reflorestamento da área degradada pela ação da natureza. Uma ação da Sanesc e da Agência do meio Ambiente, AMMA, vai realizar o replantio de árvores nativas nos locais atingidos pela erosão. O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explica que esse trabalho de proteção à natureza é uma preocupação constante da companhia de Saneamento de Senador Canedo. “Apenas no ano passado a Sanesc já realizou o plantio de mais de 400 mudas de árvores. Depois que finalizamos as obras da captação Bonsucesso, que aumentamos em mais de 20 vezes a sua capacidade de armazenamento, convidamos a AMMA e os alunos da rede municipal para fazer um plantio coletivo em torno da represa. Sabemos o quão é importante essas ações para o município. E cuidar da natureza é, também, cuidar da água”, disse.

Por fim, depois de realizada a construção da nova rede de drenagem pluvial e a contenção da erosão a prefeitura finaliza a obra com a duplicação da avenida Progresso naquele perímetro. “A mobilidade urbana é algo de extrema importância na vida do cidadão, por isso, o prefeito Fernando Pellozo esteve atento em levar obras de qualidade que para garantirão melhorias na vida da população”, comenta Ayrton.

Todas essas interferências na avenida estão sendo realizadas sem que a prefeitura interrompa o trânsito no local, para reduzir os impactos na vida dos motoristas e caminhoneiros que trafegam por ali. A Superintendência de Trânsito de Senador Canedo – SMT – realizou a sinalização da via para auxiliar aos motoristas que passam pelo local.

Texto por Leandro Arantes