Representantes do Ministério Público e da Sanesc acompanham andamento da intervenção que vai triplicar a captação de água em Senador Canedo

A obra de ampliação do lago da captação do Bonsucesso recebeu, na tarde de sexta-feira, 25, a visita da promotora de justiça Marta Loyola e do presidente da Sanesc, Cainã Teodoro. A ampliação é uma das intervenções realizadas no Plano de Recuperação da Sanesc, que prevê melhorias para evitar o desabastecimento no período de estiagem.

Entre os trabalhos que estão sendo feitos na Bonsucesso, está a ampliação do lago de captação, que anteriormente tinha 4 mil m³ de capacidade e passará a contar com mais de 30 mil m³. Além disso, no local serão trocadas duas bombas hidráulicas, que serão trocadas por outras mais modernas. A melhoria auxiliará no aumento da captação de água, que atualmente é de 300 mil litros por hora e passará a ser de 900 mil litros por hora. Outra intervenção consiste na duplicação da adutora que liga a captação até a Estação Lúcio Rosa.

Plano de Recuperação da Sanesc

As obras fazem parte do Plano de Recuperação da Sanesc, parceria entre a Prefeitura, empresas do ramo imobiliário e intermediada pelo Ministério Público. O plano foi confeccionado após uma auditoria completa nos Atestados de Viabilidade Técnico Operacional (AVTO) emitidos pela Sanesc nos últimos anos. A medida foi tomada diante de uma solicitação do Ministério Público de Goiás, ainda durante o período da transição, em 2020.

“O objetivo principal, ao qual o Ministério Público intervém, é que seja possível a resolução do problema definitivo da falta de água, que atinge os moradores, e principalmente que seja possível que a cidade cresça e receba novos empreendimentos”, explica a promotora Marta Loyola.

O pacote de obras prevê diversas ações, em vários pontos do sistema de abastecimento da cidade, que sofreram nos últimos anos, devido à falta d’água durante o período de estiagem. Entre as ações mais importantes do plano estão a ampliação da subestação de energia da Captação do Bonsucesso, a implantação da Estação de Tratamento de Água do Ribeirão Sozinha e a ampliação do recalque do sistema norte de abastecimento. “Estamos trabalhando, com antecedência, para que não falte água em Senador Canedo”, enfatiza Cainã Teodoro.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.