Número de multas por excesso de velocidade em Senador Canedo cai
Diminuição mostra eficácia das medidas educativas executadas pelo prefeito Fernando Pellozo
Nos últimos três anos e meio, a prefeitura de Senador Canedo tem buscado maior organização e segurança do trânsito através de medidas educativas, dentre elas a instalação de equipamentos fotossensores em locais estratégicos. Desde então, apesar do aumento do número de fotossensores, a quantidade de infrações caiu mais da metade, demonstrando sucesso na conscientização dos motoristas.
“A instalação desses equipamentos tem garantido sucesso em controlar o excesso de velocidade, prevenindo acidentes. Temos mais fotossensores, maior fluxo de veículos, maior frota e, apesar de tudo isso, a quantidade de multas cai ano após ano. Esse é o nosso objetivo, e mostra que estamos na direção certa”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em 2021, a porcentagem de multas aplicadas por equipamento era de 0,31; número que caiu para 0,23 em 2022 e 0,12 em 2023, embora o número de veículo tenha saltando de 31 mil para 68 mil.
VANTAGENS DOS FOTOSSENSORES
“Além de serem proibidos pela Código de Trânsito Brasileiro, as lombadas físicas tem várias desvantagens em relação à lombada eletrônica. Nas físicas, o veículo deve frear a cerca de 10km/h, enquanto na eletrônica pode-se passar a 40km/h. Isso também permite que veículos de resgate, como bombeiros e SAMU, transitem sem restrição em situações de emergência, além de dar mais conforto e segurança para quem é carregado nessas situações e também idosos e crianças em ônibus, que podem ser arremessados para cima nos últimos assentos”, explicou o Superintendente de Trânsito André Alves.
Rômulo mora na rua Jorge Amador, na região do Jd. das Oliveiras, e foi um dos que solicitaram um aparelho fotossensor no local.
“Ficamos muito felizes quando vimos que o prefeito atendeu nosso pedido, pois aqui era uma subida muito perigosa, e havia necessidade de controlar a velocidade dos veículos. Quando passavam caminhões, eles tinham que reduzir muito a velocidade para passar na lombada, e já aconteceu de errarem a marcha e o caminhão acabar descendo, causando acidente e até morte. Agora, com o radar eletrônico, isso não acontece mais. A gente agradece a segurança!” afirmou.
Texto: Victor Rodrigues
Foto: Milenna Medrado