Nova sede do Centro de Zoonoses é entregue

A entrega da nova sede do Centro de Zoonoses foi feita nesta sexta, 5 de maio, com a presença de autoridades municipais e funcionários do órgão. A estrutura que fica na zona rural de Senador Canedo vai atender a comunidade no controle de animais, com suspeita de zoonoses, orientação sobre posse responsável, inspeção sanitária, além de retirada de animais maiores (cavalos, bois, entre outros) que estão em perímetro urbano.
Entre os presentes na inauguração estavam o prefeito Divino Lemes, secretário municipal de Saúde, Júlio Pina, vereadores Hildebrando Murta, Betim, Dieguinho Graciano, presidente da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Rosa, entre outros. Na nova organização, o Centro de Zoonoses funcionará em uma unidade própria, com uma equipe formada por técnicos em favor da saúde pública da cidade. “Serão atendidas denúncias para recolherem animais suspeitos zoonoses (raiva e leishmaniose), além de animais de grande porte soltos em via pública”, afirma o veterinário Murilo Stefan Gebrim.

O secretário municipal de Saúde, Júlio Pina ressaltou a ampliação do serviço no município. “Devemos ter o cuidado, principalmente com acidentes que podem acontecer com animais soltos em ruas e avenidas. Além dos cuidados com muitas doenças que podem ser transmitidas aos humanos por uma devida falta de controle de saúde animal”, afirma. O prefeito municipal Divino Lemes explica a importância do órgão. “Parte dos técnicos da zoonoses é responsável pela inspeção no Frigorífico JBS, que garante exportação e emprego a centena de famílias. Além do cuidado no resgate animal, que deve ser tratado com dignidade e respeito”, explica o gestor municipal.

A unidade da Zoonoses de Senador Canedo funcionará na Rua JJ 01, Chácara Bela Vista e Fazenda Boa Vista do Retiro, ou pelo telefone no número 92946559.