Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Bullying, e a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e enfrentamento do bullying nas escolas da rede municipal.

A iniciativa foi coordenada pela equipe de Psicologia Escolar da Coordenação de Inclusão e Ensino para a Diversidade (CIED), que desenvolveu materiais educativos como a Cartilha de Orientações para Prevenção ao Bullying nas Escolas e o folder “Diga NÃO ao Bullying!”. Ao todo, foram distribuídos 4 mil exemplares entre as unidades de ensino, com o objetivo de apoiar professores e alunos na construção de um ambiente escolar mais empático e acolhedor.

Acesse a Cartilha de Orientações para Prevenção ao Bullying nas Escolas: CLIQUE AQUI!

Acesse o Folder de Orientações para Prevenção ao Bullying nas Escolas: CLIQUE AQUI!

Os materiais trazem informações sobre o que é o bullying, suas consequências e como agir diante dessas situações, reforçando valores como o respeito, a empatia e a solidariedade. Além disso, a equipe da SEMED também realizou formação com coordenadores pedagógicos e mediadores escolares, fortalecendo a atuação das escolas no enfrentamento a qualquer forma de violência e preconceito.

Psicologia Escolar e Educacional:

  • Enny Stefani Alves de Oliveira – CRP 9ª Região 8941
  • Lidiane Xavier Sudré – CRP 9ª Região 15448
  • Lorrane Anastácio Silva – CRP 9ª Região 13590
  • Maisa da Silva Moreno – CRP 9ª Região 10841

“As psicólogas escolares ressaltam que os materiais foram elaborados com base em referenciais teóricos atualizados e pesquisas da área da psicologia escolar e educacional, alinhados a uma perspectiva crítica da educação. Essa abordagem considera as dimensões institucionais, sociais e culturais envolvidas nas situações de bullying, reconhecendo a importância de ações coletivas, educativas e preventivas no cotidiano escolar.”

Com essas ações, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Educação, reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar e o fortalecimento de uma cultura de paz nas escolas, garantindo que o aprendizado também seja sinônimo de convivência saudável e respeito às diferenças.

Texto: Jean Costa
Foto: SEMED

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: