MPGO, MPT e FGR visitam sede do programa “Progredindo para a Liberdade” em Senador Canedo
Ação teve como objetivo apresentar os serviços desenvolvidos e buscar novos investimentos para o programa de ressocialização

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SESP), recebeu representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e FGR em uma visita técnica à sede do programa “Progredindo para Liberdade”.
A iniciativa teve como principal objetivo apresentar os resultados e serviços desenvolvidos pelo programa, que atualmente conta com 80 reeducandos atuando em diversas frentes de trabalho, como zeladoria urbana, manutenção de prédios públicos, escolas, unidades de saúde e praças do município.

Estiveram presentes na visita a promotora Marta Loyola (MPGO), o procurador-geral do MPT Alpiniano Lopes, o diretor do Presídio Municipal Eduardo Carneiro, o secretário municipal de Segurança Pública Paulo Kley, além de representantes da FGR e o presidente da SANESC, Fábio Ramos.
O programa, desenvolvido pela SESP em parceria com o sistema prisional e demais órgãos públicos, tem se destacado como um exemplo de ressocialização e reintegração social, oferecendo oportunidades de trabalho e capacitação para pessoas privadas de liberdade.
“Esse programa é motivo de orgulho para Senador Canedo. Além de oferecer uma nova oportunidade de vida aos reeducandos, ele contribui diretamente para a manutenção da nossa cidade e para o fortalecimento da segurança pública com responsabilidade social”, destacou o secretário de Segurança Pública Paulo Kley.
Por meio dos Termos de Ajuste de Conduta (TACs), firmados entre o Ministério Público e o município, o “Progredindo para Liberdade” contribui não apenas para a recuperação dos reeducandos, mas também para a melhoria dos serviços públicos e do bem-estar coletivo em Senador Canedo.
“Ver todo esse trabalho sendo desenvolvido é indescritível, é de encher os olhos. Isso mostra que, quando o poder público trabalha de forma integrada, é possível transformar realidades, garantindo dignidade às pessoas e benefícios concretos para toda a comunidade”, afirmou a promotora Marta Loyola.
Um dos reeducandos participantes, João (nome fictício), compartilhou como o programa mudou sua perspectiva de vida:
“Aqui eu tive a chance de recomeçar. Trabalhar todos os dias e ver o resultado do que a gente faz na cidade me dá orgulho. Eu quero seguir nesse caminho e mostrar que é possível mudar”, disse emocionado.
Durante a visita, as autoridades puderam conhecer de perto as atividades desenvolvidas e discutiram possibilidades de novos investimentos para fortalecer e expandir o alcance do programa.
A Prefeitura de Senador Canedo, reafirma seu compromisso com políticas de reintegração social e valorização humana, investindo em ações que unem segurança, cidadania e oportunidades, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.
Texto: Alexandre Manso
Fotos: Alexandre César
Secretaria de Comunicação e Eventos