Merendeiras participam de cursos na Cozinha Experimental em Senador Canedo

A ação está sendo realizada no Governo Junto de Você, que começou nesta quinta-feira, 27 de abril, na Praça CEU, na Região dos Jardim das Oliveiras. A Cozinha Experimental, da Secretaria Estadual de Educação (Seduce), promove oficinas para profissionais da rede municipal e do estado, com certificação, nas áreas de horta escolar, boas práticas no manuseio de alimentos e utilização de soja na alimentação escolar. Além do passo a passo de receitas com uso de peixe.

Uma das grandes novidades do Goiás Junto de Você, que está sendo realizado com a Prefeitura Municipal de Senador Canedo é a Cozinha Experimental. A estrutura, coordenada pela Gerência da Merenda Escolar da Seduce vai promover oficinas de soja – com receitas de bolo de laranja com farinha de soja e vitamina com o leite de soja; oficinas de peixe – com a receita da torta de batata doce com peixe, da merendeira Osmarina Pereira Assini, que foi a ganhadora do 1º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC); além de ensinar pratos como o pudim de pão e brigadeiro de mandioca. E ainda junto com a Emater ministrar orientações sobre Boas Práticas com Alimentos e Curso de Horta Escolar.

A gerente da Merenda Escolar do Estado, Fátima Vauldimar Costa Silva explicou que as capacitações garante a qualidade do alimento que chega até os alunos de todo o Estado. “Nossa equipe formada por uma engenheira de alimentos e sete nutricionistas irão repassar para esses profissionais todo o processo de manipulação do alimento desde o momento em que ele chega na escola até a preparação das refeições”, explicou.

A expectativa da Cozinha Experimental é receber, por turno. Os profissionais também poderão aproveitar a ocasião para adquirir o Atestado de Saúde do Trabalhador, que é exigência do PNAE para as merendeiras de toda Rede Estadual.