Além das manutenções, as instituições contam com melhoria no ensino e profissionais qualificados para atender os alunos do município de Senador Canedo.

No primeiro semestre, a Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SEMEC), reformaram e entregaram quatro instituições de ensino, sendo elas: Escola Municipal Doutor Xavier de Almeida, João Pereira, Doutor José Carneiro e o CMEI Dom Fernando Gomes.

“O meu sentimento como secretário é de dever cumprido, um sentimento de felicidade, de verdadeira alegria mesmo. É muito gratificante entregar para a comunidade uma verdadeira reforma de quatro escolas enormes, que eram modelos e voltaram a ser modelos nesta gestão.” pontuou o Secretário de Educação e Cultura, Professor Victor Pellozo.

Salas de aulas amplas e arejadas para os alunos das escolas municipais de Senador Canedo

O CMEI Dom Fernando Gomes foi totalmente reformado e entregue no primeiro semestre deste ano. Atualmente o CMEI atende crianças somente na modalidade creche, ou seja, a partir de 6 meses a 3 anos e 11 meses. A instituição possui 13 salas de aula, atende 280 crianças no período integral e divide-se em berçário A e B, agrupamento I e II.

“Meu sentimento em ter minha instituição reformada é de reconhecimento. É o CMEI mais antigo de Senador Canedo, o primeiro CMEI de Senador Canedo. A reforma é uma valorização, uma valorização da educação infantil por parte da prefeitura, porque nós tivemos uma reforma completa.” pontuou a gestora do CMEI Dom Fernando Gomes.

Já a Escola Municipal João Pereira dos Santos, atende 201 alunos, na faixa etária de 06 aos 17 anos, divididos em dois turnos (matutino e vespertino) e em 10 turmas, sendo 06 dos anos iniciais no período matutino e 4 dos anos finais (ensino fundamental) no vespertino.

“Esse recurso veio no momento certo depois desse período de mais de anos de pandemia e escolas fechadas. O Reviva nos propicia a resolver diversas ações imediatas na unidade com o apoio dos técnicos diminuindo burocracia.” afirma o gestor da escola, o Professor João Marques.

Na Escola Municipal Doutor Xavier de Almeida possui 6 salas de aula, atende 230 alunos, divididos em dois turnos, matutino e vespertino. A instituição atende desde a pré-escola, ou seja, agrupamento 3 e 4 até o 9º ano do Ensino Fundamental.

“Eu como gestora, fiquei muito feliz com a reforma da escola… Como uma criança quando ganha um presente. Eu tenho só que agradecer a equipe da secretaria, o secretário de educação e o prefeito, que tiveram essa visão e ajudaram esses prédios/escolas que estavam precisando de uma reforma.” comenta a professora e gestora, Ednalva Rosa Reis.

A Escola Municipal Doutor José Carneiro atende 842 alunos, divididos no período matutino e vespertino. Os estudantes têm entre 6 a 16 anos, que são divididos em 12 turmas do 1° ao 5° ano e 12 turmas do 6° ao 9° ano.

‘‘A minha expectativa de volta às aulas é que com apresentação de um ambiente físico de forma adequada e acolhedora, o trabalho e o fazer pedagógico possa fluir ainda mais para uma educação de qualidade em busca de resultados.” afirma a gestora e professora, Edna Maria Ferreira.

No início do segundo semestre letivo, serão entregues mais quatro escolas, que estavam em reforma e que serão reinauguradas antes do retorno das aulas. As instituições reinauguradas serão as Escolas Municipais Luzia Maria de Siqueira, Andre Luiz, Senador Canedo e Pastor Albino Gonçalves Boaventura.

INVESTIMENTO

No CMEI Dom Fernando Gomes, foi gasto R$ 250.932,89 com a reforma geral da instituição, onde houve uma revisão elétrica e hidráulica, recuperação dos pisos e revestimentos, pintura total do CMEI, troca chuveiros e torneiras, troca de todas as fechaduras e puxadores das portas, vidros quebrados, pintura total da parte metálica e outros.

Já na Escola Municipal João Pereira dos Santos, foram gastos R$306.423,41 com a reforma da escola, que houve uma revisão elétrica e hidráulica, pintura geral, recuperação dos pisos e revestimentos, recuperação da cobertura da instituição, polimento do piso de granitina, troca das fechaduras das portas, reformas das portas, reforma dos banheiros e outros.

Escolas totalmente reformadas e com qualidade para os alunos.

Na Escola Municipal Doutor Xavier de Almeida, foram gastos R$186.161,18 com a reforma da instituição. Com essa reforma, a escola foi beneficiada com a pintura geral, troca das fechaduras das portas, revisão elétrica e hidráulica, instalação de forro de PVC no pátio coberto e circulações, recuperação dos pisos e revestimentos, recuperação da cobertura da instituição, polimento do piso de granitina, reformas das portas e dos banheiros, calçada interna e externa, letreiro dos muros, contrapiso no corredor e outros.

Na Escola Municipal Doutor José Carneiro, foram gastos R$202.471,42 com a reforma, que houve uma revisão elétrica e hidráulica, pintura e reparo geral das paredes, recuperação de pisos e revestimentos, reforma do telhado, cozinha e outros.

Texto por Máxia Lidyan
Fotos por Vitória Carvalho