Atualmente em meio à maior seca da história do Brasil, 1.400 municípios são afetados de forma severa ou extrema pela estiagem. Apesar disso, a cidade de Senador Canedo, a que mais cresceu em todo o país nos últimos de anos (IBGE), manteve o seu abastecimento sem interrupções durante os 166 dias sem chuvas na região metropolitana de Goiânia, conquista que tem relação direta com o investimento realizado nos últimos três anos e meio pelo prefeito Fernando Pellozo.

De acordo com matéria do Fantástico, o planeta registrou, em 2024, o mês de agosto mais quente da história e, dos últimos 14 meses, 13 registraram temperatura média 1,5 ºC mais quente do que o período antes da era industrial.

“Sabemos que a cada ano o desafio da água aumenta por causa do aquecimento global, por isso não medimos esforços em investir no sistema da nossa agência de saneamento, a Sanesc. Foram mais de 60 milhões de reais em obras de adutoras, reservatórios de água tratada e represamento de água bruta.”, comentou o prefeito Fernando Pellozo.

Um dos principais avanços foi a ampliação da rede de adutoras, com a instalação de 30 quilômetros de novas tubulações, que representaram um aumento de 90% na capacidade de distribuição de água. A capacidade de reservação de água bruta também foi ampliada, passando de 456.000 milhões de litros para mais de um bilhão de litros. Um aumento possível graças à construção de novas represas, como Haras 2, e à expansão da represa Bonsucesso, obras garantem uma reserva estratégica para períodos de estiagem e aumentam a segurança hídrica do município. Além disso, a produção de água tratada cresceu 160%, graças à modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água Lúcio Rosa e à nova ETA Sozinha. No que tange ao armazenamento de água tratada, houve um aumento de 90% após a construções de novos resertórios em bairros diversos.

Apesar dos avanços, o presidente da Sanesc, Cleverson Emerick, pede a colaboração dos moradores para que o abastecimento continue estável.

“A ajuda da população é fundamental para que o nosso trabalho continue tendo sucesso. Atitudes simples como tomar banhos curtos, reutilizar água sempre que possível e evitar o uso excessivo de mangueiras fazem total diferença na reserva que água que temos para enfrentar o período sem chuvas”, afirmou.