Gravidez assistida pode evitar abandono de bebês
Bebê João Gabriel passa bem e começa a ganhar peso, após ser acolhido na Maternidade de Senador Canedo
O caso do João Gabriel, o bebê abandonado no terceiro dia de vida às margens da GO-403, em Caldazinha, pode ser evitado. Segundo a equipe da Maternidade Aristina Cândida, tal situação pode ser tratada por uma atitude da mãe. Em caso de não querer ou não puder criar o bebê, a gestante pode declarar esse seu desejo. A atitude não é crime e abre caminho para a assistência médica adequadada, poupando problemas para gestante e o bebê.
Segundo a médica Aline Vieira, que acompanha o caso do pequqno João, o desejo de entregar o bebê para adoção logo após o nascimento não é crime. “Nós temos uma equipe que pode dar todo o apoio, o cuidado para garantir a saúde de mãe e filho”, diz ela, lembrando ainda que, no meio da gestação, pode haver mudança de posição e a própria família pode assumir os cuidados da criança.
Observção – O menino, batizado como João Gabriel pela equipe da Maternidade, segue em observação. Nesta terça-feira, 3, conclui os exames cardíacos, enquanto aguarda o resultado da sorologia, feita no último domingo, logo após ser encontrado às margens da rodovia. Com base nestes exames, a equipe vai definir a alta médica do garoto. A partir daí, a criança será encaminhada a uma casa para acolhimento, via Conselho Tutelar.
Texto e Foto – Marcelo Heleno
Secretaria de Comunicação e Eventos