GCM de Senador Canedo intensifica ações contra a violência à mulher
Entre as iniciativas, o lançamento do programa ‘Mulher mais segura’ será um diferencial na prevenção de crimes relacionados a violência doméstica

A Guarda Civil Municipal de Senador Canedo tem intensificado suas ações no combate à violência contra a mulher. No último ano, a corporação deteve nove agressores e atendeu mais de 50 vítimas de violência doméstica, reafirmando seu compromisso com a segurança da mulher no município.
Além das detenções, os agentes realizam operações conjuntas com a Polícia Militar e a Polícia Civil, fortalecendo o enfrentamento à violência doméstica. A GCM também mantém contato constante com redes de apoio às mulheres, oferecendo suporte às vítimas.
Entre as ações, destaca-se a implantação do ‘Botão do Pânico’ em todas as unidades de saúde e ensino do município, por meio do Videomonitoramento. Implementado em 2023, o objetivo é prevenir agressões e desacatos a funcionários públicos, especialmente mulheres. Quando acionado, o botão dispara um alarme na central de videomonitoramento, que aciona a viatura mais próxima e acompanha a situação através das câmeras até a chegada dos agentes.
A iniciativa agora é reforçada com a assinatura de um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Em breve, será lançado o programa ‘Mulher Mais Segura’, que proporcionará acompanhamento exclusivo às mulheres com medidas protetivas.
“Nossas ações vão além da conscientização, estamos empenhados em proteger a mulher canedense, buscando investimentos em programas de proteção e colocando agressores atrás das grades”, afirma Alexandre Ribeiro, comandante da GCM-SC.
A Guarda Civil de Senador Canedo reafirma seu compromisso em proteger as mulheres e garantir apoio essencial às vítimas de violência doméstica.
Texto e foto – Xande Manso