GCM de Senador Canedo conclui capacitação para atuar no programa Mulher Mais Segura
O intuito da ação é reforçar a proteção de mulheres em relação à violência doméstica

Agentes da Guarda Civil Municipal de Senador Canedo concluíram, nesta segunda-feira (5), a capacitação para atuar no programa Mulher Mais Segura, uma iniciativa em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), que visa reforçar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
Durante a qualificação, os agentes participaram de diversas palestras e atividades formativas focadas no acolhimento, atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. Entre os principais destaques da capacitação estiveram as palestras ministradas por Rúbian Coutinho, promotora de Justiça do MP-GO; Luiza Sol, comandante da Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; e Kátia Christina Ferreira da Silva, psicóloga e coordenadora do CREAS. As palestrantes compartilharam experiências e estratégias de atuação no enfrentamento à violência doméstica.

“É muito importante esse programa, porque representa uma grande possibilidade de evitar uma tragédia, que, no caso, é o feminicídio. Então, esse acompanhamento da mulher que está com medidas protetivas oferece um reforço a mais”, afirmou a promotora de Justiça Rúbian Coutinho.
Com a conclusão do treinamento, o município passará a contar com uma viatura exclusiva para o atendimento de ocorrências relacionadas a esse tipo de violência. O veículo será utilizado para acompanhar de perto mulheres que estejam sob medida protetiva ou que tenham sido vítimas de agressões, oferecendo suporte contínuo e atendimento especializado.

“Esse programa vem como uma camada extra de proteção. Agora, a Guarda conta com uma patrulha especializada para servir e proteger nossas mulheres. A Guarda, que já protege a todos, hoje recebe esse reforço para aumentar ainda mais a sensação de segurança em Senador Canedo”, declarou o prefeito Fernando Pellozo.
O programa Mulher Mais Segura reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção e o respeito aos direitos das mulheres, ampliando a rede de apoio e fortalecendo a prevenção à violência doméstica no município.
Texto e Fotos: Xande Manso